MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/10/2017
26 de setembro de 2017 às 18h02 | Geral

Aneel aprova reajuste médio de 21,60% nas tarifas da Ceal

As novas tarifas vigoram a partir de 28 de setembro

Por: Estadão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 26, um reajuste médio de 21,60% nas tarifas da Ceal. Para consumidores conectados à alta tensão, como indústrias, o aumento será de 23,36%, e para a baixa tensão, como residências, a alta será de 20,76%. As novas tarifas vigoram a partir de 28 de setembro.

A Ceal atende a 1,1 milhão de unidades consumidoras em Alagoas. A empresa pertencia à Eletrobras, que optou por não renovar a concessão de suas distribuidoras. Apesar disso, a Eletrobras continua a administrar as concessionárias até que elas sejam privatizadas.

O reajuste aprovado é elevado porque os indicadores de custos operacionais e perdas não-técnicas (gatos) da empresa foram flexibilizados. Para o governo, essa é a única forma de reequilibrar os custos da concessionária e atrair investidores para a privatização.

Leilão

Na licitação da distribuidora, vencerá o investidor que oferecer o maior desconto sobre esse aumento tarifário de 21,60%. O leilão deveria ocorrer até 31 de dezembro deste ano, mas pode ficar para o primeiro trimestre de 2018.

No lugar de bônus de outorga, o critério do leilão das distribuidoras será a menor tarifa. A decisão foi tomada porque essas empresas não têm valor de mercado e não renderiam recursos para o Tesouro Nacional em razão de anos de má administração, custos elevados e baixa eficiência.Estão sendo oferecidas 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presencial

Terminam nesta sexta-feira (29/09), as inscrições para o Vestibular 2018 da UFGD que deverão ser feitas pela página da seleção, disponível no link:  https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018

As provas serão realizadas no dia 26 de novembro nas cidades de Dourados e Campo Grande. Pela manhã, das 8h às 10h, haverá a prova de Redação e à tarde, das 14h às 18h, haverá a prova Objetiva com 60 questõres. O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro, às 17h.

Estão sendo oferecidas 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presencial. Este ano, a reserva de vagas para alunos de escola pública (cota social) também incluirá o portador de deficiência, nos termos do artigo 4° do Decreto n° 3.298/1999, além de pretos, pardos e indígenas.

O candidato que estiver cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio ou equivalente somente poderá se inscrever na condição de treineiro, participando das provas do processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos, não havendo classificação, pois não concorrerá às vagas ofertadas no edital.

O Manual do Candidato está disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018. A UFGD não disponibilizará nem enviará cópia impressa do Manual do Candidato aos inscritos.

Os candidatos que optarem para ocupação das vagas reservadas (cota social) deverão comprovar na hora da matrícula, que se enquadram nos critérios exigidos, por meio da apresentação de documentação comprobatória, relacionada em edital próprio já publicado. A não comprovação acarretará a eliminação do candidato do PSV-2018, sem possibilidade de reclassificação.

As vagas reservadas da cota social serão preenchidas por autodeclarados indígenas, pardos, pretos e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção no mínimo igual à soma de indígenas, pardos e pretos da população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Inscrição

A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018, pelo próprio candidato ou por terceiro, que assumirá a responsabilidade da mesma, não havendo a necessidade de apresentar procuração. Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato, ao fazer a sua inscrição, deverá:

a) acessar o endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018;

b) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições descritas;

c) preencher os dados cadastrais solicitados;

d) preencher a ficha de inscrição eletrônica;

e) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar isenção da taxa;

f) recolher a taxa de inscrição, caso não seja contemplado com a isenção.

Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento diferenciado.

Informações sobre o PSV-2018/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 504, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 - Vila Progresso – Dourados/MS). Os horários de funcionamento do setor são: das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.vestibular@ufgd.edu.br.

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas