Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
A indústria nacional não consegue suprir a demanda e as importações estão dificultadas pela concorrência feroz que se formou em torno do produto. Uma das saídas encontradas em Mato Grosso do Sul foi consertar respiradores com defeito, alguns há anos parados, e o resultado começa a chegar a quem mais precisa ainda nesta semana.
Essa ação foi articulada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria), que desenvolve iniciativa parecida em todo o Brasil. A Energisa, concessionária dos serviços de energia elétrica, entrou na parceria se dispondo a fazer o transporte dos equipamentos até o laboratório do Senai de Campo Grande, onde é feito o conserto.
“Num primeiro levantamento junto às prefeituras municipais conseguimos identificar 70 respiradores em todas as situações que se possam imaginar, alguns sucateados que só servem pra retirar peça”, explica o secretário da Semagro, Jaime Verruck. Esse levantamento aconteceu na semana passada e a ação foi rápida, como requer o momento.
Ainda na sexta-feira (3) os primeiros respiradores começaram a chegar à unidade do Senai na Capital. O trabalho das equipes de conserto foi rápido e nessa quarta-feira o primeiro lote de 15 respiradores já havia passado por completa higienização e reparos, tendo sido então encaminhados para uma empresa terceirizada que faz a calibragem desses equipamentos, e esses custos serão arcados pela Energisa. Até o fim da semana já poderão ser devolvidos aos municípios, em perfeito estado para uso.
“Nossa meta foi a seguinte: se a gente conseguir consertar um, é um que teremos disponível para uso. Obviamente que não vamos conseguir consertar os 70, mas cada um que nós conseguirmos significa mais uma vida que pode ser salva”, avaliou Jaime Verruck.
Esses foram os primeiros equipamentos liberados, que necessitavam de reparos básicos. Outros passam por manutenção e devem estar prontos para uso nos próximos dias. O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, demonstra satisfação com o resultado colhido até aqui.
“Os números são bastante satisfatórios e reforçam a expertise do Senai com relação à manutenção de máquinas e equipamentos. Apesar de nunca termos trabalhado com respiradores hospitalares, nossos colaboradores entendem de manutenção e conseguiram se adaptar rapidamente ao novo desafio”, pontuou.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Com o Painel Mais Saúde, população pode conferir em tempo real situação de ocupação de leitos no Estado
Prezando pela transparência em relação às informações sobre o coronavírus, há seis meses o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), disponibiliza o Painel Mais Saúde, que reúne diversos dados relacionados à Covid-19, entre eles:
-
Saúde Primeiro Prosseguir do ano aponta 34 municípios em bandeira vermelha e nenhuma cidade com baixo risco
Na primeira atualização do ano do mapa do Prosseguir, o Governo do Estado apontou uma melhora na classificação de 36 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, porém, com 34 cidades na bandeira vermelha e nenhuma nas bandeiras de menor risco, como a amar
-
Saúde SES repassa cinco mil testes à Sesau para enfrentamento à Covid-19
Em apoio ao enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou cinco mil testes rápidos avaliado em R$ 740 mil à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande.
-
Saúde Com maior exposição ao vírus, número de óbitos entre os mais jovens sobe em MS
A população mais jovem e a economicamente ativa de Mato Grosso do Sul está mais exposta ao coronavírus e, como consequência disso, o número de óbitos entre as pessoas com até os 49 anos tem elevado durante a pandemia.
-
Saúde Com logística arrojada, SES está preparada para imunizar população tão logo Ministério da Saúde envie vacinas
O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e intermédio da Coordenação Estadual de Imunização, está preparado para iniciar a imunização do grupo prioritário previsto pe