Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Até mesmo pessoas que colocam fogo para "limpar lixo" podem ser punidas.
A Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605, prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.
Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.
No Estado, a fiscalização das queimadas urbanas é feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais. A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).
Aviso na palma da mão
A Defesa Civil possuí sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber por SMS avisos climáticos importantes pode enviar uma mensagem de texto para o número 40.199 com o CEP de interesse.
Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Polícia Disque 181: ligações anônimas ajudam a polícia esclarecer crimes em MS
Em 16 anos de existência, serviço coordenado pela PM já atendeu 22,1 mil queixas em MS
-
Polícia Disque 181: não se cale, denúncias anônimas ajudam PM combaterem crimes
Em 16 anos de existência, serviço coordenado pela PM já atendeu 22,1 mil queixas em MS
-
Polícia Sejusp investe mais de R$ 184 mil na compra de etilômetros para municípios do interior
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adquiriu 13 novos etilômetros que serão destinados a unidades da Polícia Militar no interior do Estado.
-
Polícia Governo Federal prorroga permanência da Força Nacional de Segurança Pública no MS
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17), Portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, prorrogando por mais 60 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na fronteira de Mat
-
Polícia Secretário de Operações Integradas visita MS e garante investimentos e continuidade da Operação Hórus
O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Jeferson Lisbôa Gimenes, está em Mato Grosso do Sul para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e discu