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20/09/2017
06 de dezembro de 2016 às 15h19 | Economia

Black Friday ajuda varejo ter a primeira alta do semestre, aponta Serasa Experian

No acumulado do ano o recuo da atividade varejista ainda é de 7,0%

Por: Assessoria

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, houve alta de 1,2% no movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de novembro de 2016 (na comparação com o mês anterior) já descontados os efeitos sazonais. Foi a primeira alta mensal do comércio varejista em todo o segundo semestre deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (novembro de 2015), houve retração de 2,2% na movimentação dos consumidores nas lojas (a menor queda neste critério de comparação desde setembro do ano passado). No acumulado do ano, isto é, até novembro de 2016, o comércio varejista registra queda de 7,0% perante o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a presença da data comemorativa da Black Friday impulsionou o comércio varejista em novembro. De fato, segundo apuramos, houve alta de 11,0% na movimentação dos consumidores no final de semana da Black Friday deste ano (25 a 27 de novembro) em relação ao final de semana da Black Friday do ano passado.  Contudo, as dificuldades enfrentadas pelos consumidores (juros altos nos crediários, desemprego em alta, confiança ainda em patamar deprimido) ainda manteve a atividade varejista, ao longo do mês, em patamar inferior ao observado no ano passado.

No mês de novembro deste ano, as categorias que registraram avanços mensais foram: móveis, eletroeletrônicos e informática (+0,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+1,0%). No campo negativo observamos os segmentos: combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,8%) e material de construção (-1,6%). Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas ficou estável durante o mês de novembro.

No acumulado do ano até novembro, a maior retração do consumidor no período deu-se no segmento de veículos, motos e peças, o qual registrou queda de 13,3% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,9%, observada no movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuo também significativo, de 11,5%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática. Retrações menores ocorreram nas lojas de material de construção (-5,3%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,1%). Somente o segmento de combustíveis e lubrificantes se mantém no terreno positivo, com alta de 2,2% em relação período acumulado de janeiro a novembro do ano passado.

 

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