MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/11/2017
25 de julho de 2016 às 12h44 | Polícia

Campo-grandense suspeito de terrorismo é detido após três dias foragido

Natural de Campo Grande o homem foi capturado em Comodoro no Mato Grosso

Por: Da Redação
Reprodução/Facebook

O campo-grandense Leonid el Kadre de Melo, de 32 anos, suspeito de estar entre os terroristas que planejavam um suposto atentado terrorista nas Olimpíadas do Rio, foi detido na noite deste domingo (24) em Comodoro, no estado do Mato Grosso.

De acordo com o Estadão, Leonid será encaminhado ao presídio federal de Campo Grande. Ele estava foragido há três dias e foi localizado pela Polícia Federal.

Leonid mora em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). De acordo com a polícia, ele já cumpriu pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubos qualificados. Ele também informa que é mecânico em seu perfil no facebook.

Entenda o caso

Os supostos terroristas são acusados de planejar ações de sabotagem para executar durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. A operação, denominada Hashtag, deflagrada pela Polícia Federal quinta-feira (21), investiga a integração, por indivíduos brasileiros, na organização terrorista do Estado Islâmico (EI).

Com o auxílio de algumas medidas como quebra de sigilo telefônico e de dados, autorizadas pelo Juízo da 14ª Vara Federal de Curitiba/PR, constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O contato entre os indivíduos dava-se essencialmente por meio de redes sociais, Telegram e demais modos de comunicação virtual, espaço no qual também divulgavam ideais extremistas e de perseguição religiosa, racial e de gênero.

De acordo com as investigações, alguns indivíduos já haviam realizado o batismo ao Estado Islâmico (bayat), juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros. 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas