MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/10/2018
10 de outubro de 2018 às 11h25 | Saúde

Capacitação aborda importância da evidência para a melhoria da assistência farmacêutica na atenção básica

Várias unidades já ofertam o serviço de farmácia clínica

Por: PMCG
Divulgação/PMCG

A introdução da evidência cientifica na prática diária da assistência farmacêutica foi discutida nesta semana durante capacitação voltada aos profissionais farmacêuticos que atuam na Atenção Básica de Campo Grande. O treinamento intitulado: “Farmácia Clínica – Baseada em Evidência” é uma prévia da importância do tema.

A capacitação conduzida pela Gerência de Educação Permanente  (GEP) e pela Coordenadoria de Atenção Básica (CRAB) apresentou pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que podem servir de referência para melhorar o serviço prestado a população. Várias unidades já ofertam o serviço de farmácia clínica, onde o paciente é orientado a fazer o uso correto de todos seus medicamentos.

“Trabalhar baseado em evidência científica é de suma importância tanto para o servidor quanto para o paciente, pois possibilita escolher a técnica que será mais efetiva na resolução do problema de saúde”, reforça o Supervisor Farmacêutico da Coordenadorias das Redes de Atenção Básica, Amador Neto.

Farmácia Clínica

O atendimento da farmácia clínica em Campo Grande tem se mostrado uma importante ferramenta para assegurar a adesão ao tratamento medicamentoso garantindo inúmeros benefícios aos pacientes atendidos.

O serviço contribui para uma melhora na saúde da população, bem como uma economia ao sistema de saúde, relacionado ao mau uso dos medicamentos.

A expansão da Farmácia Clínica em Campo Grande foi destaque na revista do Conselho Federal de Farmácia, recebendo um prêmio desta entidade como umas das melhores experiências exitosas de assistência farmacêutica realizada no SUS.

 

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas