Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
O volume de chuva registrado no mês de janeiro já impacta positivamente em setores importantes da agricultura e meio ambiente, avalia o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
“Temos a questão ambiental, da recomposição dos leitos dos nossos rios e essa retomada do equilíbrio proporcional ao ano passado. Essa regularização hídrica também é extremamente positiva para a produtividade. Com o aumento da área praticamente consolidado, mantemos a expectativa de colher mais de 11,5 milhões de toneladas de soja nessa safra, o que é um volume expressivo e novo recorde de produção do Estado”. Utilizado para o escoamento da produção de minério e grãos e também para o turismo de pesca, o Rio Paraguai enfrentou um período de seca extrema nos últimos meses.
Dados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul) mostram tendência de regularização. No dia 20 de janeiro, o nível do Rio Paraguai em Porto Murtinho, era de 181 cm, considerado nível de estiagem.
Com as chuvas ocorridas ao longo do mês, houve o inicio da regularização e a medição desta quinta-feira (4) marcava 300 cm no mesmo ponto. No ano passado o menor nível foi registrado em outubro com 93 cm, enquanto a máxima foi de 331 cm.
Ainda assim, ultimo boletim semanal de Monitoramento da bacia do Rio Paraguai, emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), indica redução do ritmo de recuperação do nível dos rios da calha principal do rio, devido a diminuição das chuvas na bacia observados na ultima semana.
Prognóstico do Cemtec para fevereiro indica atuação de La Niña no Estado. O esperado de chuva para todo mês varia entre 200 a 230 milímetros com os maiores acumulados se concentrando na região do bolsão. Historicamente esse acumulado varia entre 150 a 200 milímetros e se concentra nos setores norte e nordeste.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
MS Pequenos produtores terão orientação para contratar Pronaf
Técnicos da Agraer/MS serão treinados para orientar pequenos produtores rurais na contratação de recursos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
-
MS Projeto do Estado que destina recursos não resgatados do Nota Premiada para habitação é aprovado na Assembleia
Foi aprovado o projeto que destina recursos não resgatados do programa Nota MS Premiada para o Fundo de Habitação de Interesse Social (FEHIS), que gerencia as verbas para construção de casas populares às pessoas de baixa renda.
-
MS Ambiente positivo para investimentos na rodovia MS-306 gera boas expectativas para novas concessões no Estado
O ambiente positivo para os investimentos na MS-306, após a concessão da rodovia à iniciativa privada e acesso a financiamento, gera boa expectativa para novos processos neste modelo em Mato Grosso do Sul.
-
MS Com novas motoniveladoras, Governo quer fomentar agricultura familiar em MS
Na manhã desta segunda-feira, dia 22, o governador Reinaldo Azambuja, entregou 28 novas motoniveladoras que irão beneficiar pequenos produtores, assentados, comunidades indígenas e quilombolas.
-
MS Fundtur assina termos de colaboração com selecionados em editais de apoio ao fomento do turismo do MS
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) assinou, na última semana, mais cinco termos de colaboração com entidades e municípios selecionados nos editais de apoio a eventos geradores de fluxo turístico, promoção, comercialização e execução d