Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Sete bairros de Campo Grande receberam 1,5 milhão de mosquitos com Wolbachia que foram soltos na última semana, que marcou a inauguração da Biofábrica, instalada na sede do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS), espaço cedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. A Biofábrica foi equipada pelo WMP Brasil/Fiocruz, com recursos do Ministério da Saúde, e conta com uma equipe cedida pela Sesau. As liberações ocorrerão uma vez por semana, em cada bairro, por 16 semanas. As rotas são completadas a cada sexta-feira.
Além do Aero Rancho, as liberações ocorreram nos bairros: Guanandi, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado. Nestes bairros, os wolbitos - como são chamados os mosquitos - serão liberados por agentes de saúde. As liberações ocorrerão no período da manhã e serão feitas por meio de veículos cedidos pela SES.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa um verdadeiro alívio para Mato Grosso do Sul, que sofre com a doença há muitos anos. “Com os investimentos na ciência e na pesquisa, como o Governo de MS tem feito, poderemos encontrar soluções para combater eventuais epidemias. Mas nós queremos expandir este projeto do Método Wolbachia para outras cidades sul-mato-grossenses como Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã”.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Capacidade de leitos hospitalares segue em situação crítica e número de casos continua aumentando
Com um total de 180.986 casos do novo coronavírus no Estado (30,6%), 404.202 descartados, 168.870 pacientes recuperados e 3.306 mortes durante todo o período da pandemia, o Boletim Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) deste sábado (
-
Saúde MS ultrapassa os 180 mil infectados pelo coronavírus
Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca dos 180 mil infectados pelo coronavírus. O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 26, trouxe a confirmação de que já somamos 180.058 pessoas infectadas pelo vírus.
-
Saúde Após correção nos sistemas oficiais, MS passa a registrar 3.270 óbitos por coronavírus
Na transmissão ao vivo da última quarta-feira (24), a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde, Christine Maymone, explicou que instabilidades nos sistemas oficiais impediram atualização total das informações sobre o coronavírus.
-
Saúde Com estoque zerado, Hemosul convoca doadores de O -
O Hemocentro Coordenador da Capital entrou em situação de emergência para sangue dos tipos 0 + e - com os estoques zerados.
-
Saúde Com estoque zerado Hemosul convoca doadores de O negativo
O Hemocentro da Capital entrou em situação de emergência para sangue do tipo O negativo com os estoques zerados nesta segunda-feira (22).