Por: Portal do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
A instituição também alerta para o estado crítico de sangue 0+ com apenas 22% no estoque.
Para doar é preciso:
Documentação: Documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.
Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas o doador pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.
Vale ressaltar que a doação pode ser agendada pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.hemosul.ms.gov.br ou pelos
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.
Lívia Miranda, Assessoria de comunicação Hemosul
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Pela primeira vez não há registro de óbito por Covid -19 na capital
Com total de 175.544 contaminados pelo novo coronavírus desde o início da Pandemia, o Estado registrou mais 431 exames positivos nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Covid 19 divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado – SES neste domingo (21).
-
Saúde Quem já vacinou contra covid-19, pode doar sangue entre dois e sete dias
Em Mato Grosso do Sul, 105.726 tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, enquanto que 31.808 já receberam a segunda dose da vacina, somando 137.534 aplicações.
-
Saúde Reinaldo Azambuja reafirma compromisso com transparência na divulgação do calendário de vacinação
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberão o calendário de distribuição de vacinas contra a Covid-19 assim que o Ministério da Saúde formatar o plano nacional de distribuição das doses.
-
Saúde Boletim desta terça-feira registra 911 novos testes positivos para Covid-19 em todo o Estado
Nesta terça-feira (16) o Boletim Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela aumento expressivo dos novos casos da doença.
-
Saúde Mesmo após vacinação, uso de máscara e distanciamento social precisam ser mantidos, alerta SES
A vacinação contra o coronavírus está avançando em Mato Grosso do Sul. Até o dia 09 de fevereiro 80,3 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a mais de 50% da meta prevista para a Fase 1 da campanha.