MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/09/2020
10 de junho de 2020 às 07h51 | Saúde

Com materiais de proteção e higiene, MS segue sem confirmação de coronavírus entre presos

Relatório da Divisão de Saúde da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) aponta que as unidades prisionais do estado já receberam milhares de materiais e produtos de higiene para prevenção à Covid-19.

Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Ao todo, foram distribuídas 28.575 peças entre jalecos, hipoclorito de sódio e álcool em gel, entre outros.

O resultado é que Mato Grosso do Sul segue sem casos confirmados de coronavírus entre os custodiados.

A iniciativa contou com a parceria do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau).

Por meio da ação conjunta, foram entregues mais de 2,2 mil máscaras de proteção respiratória, no modelo N 95 e de tecido triplo.

Recentemente, a Agepen também recebeu a doação de outras 64 mil máscaras, feitas em malha, através do programa Todos pela Saúde, do Grupo Itaú Unibanco, para atender custodiados e servidores.

O Depen contribuiu com a entrega de 21.980 jalecos em tecido TNT; 168 frascos de álcool em gel, com 450 gramas cada; mais de 2,2 mil máscaras respiratórias; 244 óculos de proteção; mais de 3,2 mil litros de sabonete líquido; e 1,9 mil testes rápidos.Já a SES entregou mais de 22,3 mil litros de hipoclorito de sódio (água sanitária); 400 frascos de álcool em gel, com 500 ml cada; 340 pacotes de papel toalha (com mil folhas em cada unidade); 1.150 litros de sabonete líquido; e mais de 9 mil litros de álcool 70.

A Sesau doou 200 testes rápidos para a agência penitenciária.

A chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, destaca que a destinação de materiais está sendo sempre feita de maneira célere e levando em consideração o tamanho da unidade e volume de presos e servidores.

“Essa parceria com o Depen e Secretaria de Saúde tem possibilitado o controle da pandemia em unidades penais do nosso estado, com nenhum caso positivo registrado entre os custodiados dentro das unidades penais”, pontua. De acordo com o controle da Agepen, foram identificados apenas casos em monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Somente a Penitenciária Estadual de Dourados (PED), recebeu 920 EPIs para serem utilizados na unidade como forma de prevenção à saúde de presos e servidores.

Dentre eles, 700 jalecos, 50 galões de cinco litros de água sanitária para higienização constante de celas, corredores e setores diversos da unidade penal, entre outros materiais. Na capital, foram entregues mais de 9,5 mil itens em unidades penais, assistenciais e administrativas que integram a agência penitenciária.

O Complexo Penitenciário, localizado no Jardim Noroeste, recebeu 3.791 materiais que foram distribuídos aos quatro presídios masculinos de regime fechado, assim como, ao Módulo de Saúde. Assim como na PED, dados da Capital não computam as máscaras doadas pelo programa Todos pela Saúde.

 
What do you want to do ?
New mail
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas