Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Com o início da campanha da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários em todo País, surgem diversas dúvidas sobre quais documentos são necessários na hora de receber o imunizante.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), basta o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento da vacinação, porém, se o cidadão tiver o CNS (Cartão Nacional de Saúde), também conhecido como o Cartão SUS, terá agilidade no atendimento.
Além de facilitar o acesso ao histórico do paciente na rede pública de saúde, o Cartão SUS permite que seja feita a identificação, controle, segurança e monitoramento adequado das pessoas que receberam as doses. Isso evita a duplicidade de vacinação, e também permite o registro de qual vacina a pessoa tomou, o lote, o produtor e o tipo de dose que foi aplicada.
Mesmo não sendo obrigatório, quem quiser providenciar o Cartão SUS antes de se vacinar, pode deixar salvo no celular. O aplicativo MS Digital permite ao usuário consulte a versão online do cartão SUS.
Para ter acesso é muito simples, basta ter um celular com acesso a internet, e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Após baixar o MS Digital nas lojas virtuais e efetuar o cadastro de novo usuário, basta acessar “Saúde”, escolher a opção “Cartão SUS Online”, inserir o CPF, e salvar a informação se quiser que o app memorize os dados.
Ao clicar em continuar, o cartão do usuário será gerado na tela. Vale destacar que um mesmo usuário pode consultar o cartão SUS de outros membros da família, podendo auxiliar aquela pessoa que não tem tanta intimidade com a tecnologia.
O Aplicativo
Disponível nas lojas virtuais multiplataforma, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular.
Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 80 serviços ativos e 16 mil usuários cadastrados. De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Trabalho da SES possibilita habilitação de 115 leitos de UTI-Covid em MS
Em Campo Grande, foram reabilitados 65 leitos; em Dourados, 16; Costa Rica teve cinco UTI’s prorrogadas e cinco em Bataguassu
-
Saúde Sexta remessa de vacinas são entregues nesta quinta pelas forças de segurança
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta quinta-feira (4), a entrega das 27,8 mil doses da vacina Coronavac que chegaram na manhã desta quarta-feira (3) em Mato Grosso do Sul.
-
Saúde Saúde confirma primeiro caso da nova variante do coronavírus em MS
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o primeiro caso de infecção da nova variante do coronavírus foi confirmada na terça-feira (2) em Mato Grosso do Sul.
-
Saúde Capacidade de leitos hospitalares segue em situação crítica e número de casos continua aumentando
Com um total de 180.986 casos do novo coronavírus no Estado (30,6%), 404.202 descartados, 168.870 pacientes recuperados e 3.306 mortes durante todo o período da pandemia, o Boletim Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) deste sábado (
-
Saúde MS ultrapassa os 180 mil infectados pelo coronavírus
Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca dos 180 mil infectados pelo coronavírus. O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 26, trouxe a confirmação de que já somamos 180.058 pessoas infectadas pelo vírus.