MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
21/11/2017
22 de agosto de 2017 às 11h42 | Geral

Como compensação ambiental, área de parque municipal é ampliada em 70,7% em MS

Parque municipal de Naviraí, que foi criado em 2009, vai chegar a 16.241 hectares

Por: G1
Divulgação/Prefeitura de Naviraí

A área do parque natural municipal de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, vai ser ampliada em 70,7%, passando de 9.513 hectares para 16.241 hectares. O incremento de 6.728 hectares, conforme a prefeitura, será feito por meio de processo de compensação de Reserva Legal de áreas com passivo ambiental, em um procedimento aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

De acordo com o município, a área do parque municipal é continua ao parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Se localiza no bioma da Mata Atlântica e abriga grandes predadores como a onça-pintada, a onça-parda e gatos-selvagens, além de aves aquáticas e de rapina, uma diversidade de répteis, com jacarés e serpentes, além de anfíbios.

O parque natural municipal de Naviraí foi criado no início de 2009, quando a prefeitura e o então proprietário da área vislumbraram a possibilidade de preservar o local com a implantação de uma unidade de conservação de proteção integral, para que possibilitasse também o desenvolvimento de pesquisas e ecoturismo.

O gerente municipal de Meio Ambiente de Naviraí, Astolfo Carlos Mendes, destaca que a conclusão do processo de criação do Parque de Naviraí, terá um reflexo muito positivo no índice do ICMS Ecológico, bem como a possibilidade de preservar essa área que se estende desde o limite do parque estadual até o rio Laranjaí.

Ele ressalta que o local possui extenso campo para pesquisas e que estão sendo iniciados os trabalhos para elaboração do plano de manejo que definirá áreas para o desenvolvimento do ecoturismo.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas