MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
15/12/2019
24 de outubro de 2013 às 10h49 | Meio ambiente

Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece hoje e vai até o dia 27 de outubro

O evento discutirá sobre resíduos solídos

Por: Louíse Lins/Assessoria
Foto: Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de outubro ocorre a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil – que discute sobre resíduos sólidos. Durante o evento, representantes do poder público federal, setor empresarial e sociedade civil discutem um plano elaborado conforme demandas dos municípios e estados.

A Câmara Municipal de Campo Grande será representada no evento, que ocorre em Brasília, pelo presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, vereador Eduardo Romero (PT do B). O parlamentar promoveu em junho deste ano uma audiência pública com o tema ‘resíduos sólidos e coleta seletiva’, tema foco da conferência nacional. Em outubro também promoveu audiência pública sobre Pegada Ecológica que também consta na programação do evento nacional, já que uma das propostas é discutir o consumo sustentável para diminuir o impacto no meio ambiente.

Durante a conferência, órgãos públicos como Ministério da saúde, de Minas e Energia, ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Senado Federal, Conama, Universidades, Conselho Nacional dos Catadores de Metal, Povos indígenas, Comunidades Tradicionais, União Nacional dos Estudantes, Confederação Nacional da Indústria, Organização das Cooperativas Brasileiras, entre outras dezenas de entidades discutem propostas para melhorar as políticas de resíduos sólidos.

A ideia é abordar soluções desde o comportamento da sociedade sobre seu método de consumo, impactos ambientais e como reduzi-los.

‘Vamos participar ativamente das discussões sobre produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda, educação ambiental. Com base nos eventos que já realizamos envolvendo o tema vamos sugerir ações e trazer pra cá iniciativas’, destaca Eduardo Romero, que participa dos dois primeiros dias da conferência.

Vereadores Ambientalistas

O vereador Eduardo Romero é coordenador na região Centro-Oeste da Frente Nacional de Vereadores Ambientalistas, desde junho deste ano.  Desde então, a entidade no Mato Grosso do Sul tem a adesão de 132 vereadores de 49 municípios, dos mais variados partidos. Encontros foram promovidos em Campo Grande, Bonito, Ponta Porã e nos dias 5 e 6 de dezembro ocorre em Chapadão do Sul, em parceria com a União das Câmaras de Vereadores (UCVMS).

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas