MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/10/2019
14 de julho de 2019 às 11h24 | Geral

Encontro prioriza integração e visa disseminar boas práticas

A abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (11.7) em Campo Grande

Por: GOV MS

Troca de experiências, comunicação integrada e efetividade nos trabalhos desenvolvidos dentro das unidades penais de todo o estado estão sendo abordados no Encontro para Dirigentes do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul. A abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (11.7) em Campo Grande.

Presente na solenidade, o coordenador de políticas penitenciárias da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rafael Garcia Ribeiro, parabenizou a iniciativa destacando que o diálogo e a capacitação são essenciais para aprimorar o desenvolvimento das atividades.

“A ideia aqui é multiplicar boas práticas e a possibilidade de trazer novas ideias a serem implantadas nos presídios; além de ser uma forma de colher de vocês, que estão lá na ponta no dia a dia da rotina penitenciária, informações importantes. Essa comunicação e integração com todos os dirigentes vai facilitar o trabalho e ajudar muito para o crescimento do sistema penitenciário de nosso Estado”, apontou Rafael.

Promovido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), o encontro é destinado a servidores que ocupam funções gerenciais de todos os presídios do estado e Patronatos Penitenciários, e acontece até amanhã (12.7), no período integral, totalizando 20 horas.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu aos servidores pela disponibilidade em participar da capacitação, que vai contribuir na qualidade e padronização dos serviços prestados nas unidades penais.

“O servidor qualificado eleva nossa instituição e facilita nosso trabalho, além de evitar muitas cobranças de outros órgãos fiscalizadores. O maior patrimônio que a instituição tem são os servidores, então parabenizo a todos pelo desempenho e estamos aqui para dar respaldo, de forma que o trabalho aconteça da melhor maneira possível”, complementou o dirigente.

Durante o encontro serão abordados temas como: Noções de Contrainteligência, Liderança, Ética e Relações Interpessoais; Inteligência Emocional; Tecnologia da Informação no Sistema Penitenciário; Lei de Execução Penal e Direitos Humanos; Saúde Mental; Monitoramento Eletrônico; além de orientações da presidência da Agepen e palestras sobre “O Crime Organizado e o Sistema Prisional do MS” e diversidade sexual.

Conforme o diretor da Espen, Vilson Guedes, esse encontro é apenas o começo de um trabalho intensivo de capacitação. “Posteriormente vamos partir para o curso específico de diretores, conforme as demandas apresentadas a partir desse encontro. Paralelo a isso, terá início o curso de diretores oferecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), na modalidade à distância. Tudo voltado para uma capacitação efetiva dos dirigentes e que possa somar para o trabalho de cada diretor nas unidades penais”, argumentou.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas