MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
11/12/2017
13 de setembro de 2017 às 12h10 | Geral

Encontro vai debater potencial apontando inovações para o desenvolvimento do setor mineral em MS

A programação acontece nos dias 14 e 15 de setembro

Por: Assessoria

Com objetivo de debater iniciativas e possibilidades de inovação para o desenvolvimento do setor mineral de Mato Grosso do Sul o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM/MS promove, amanhã (14) e sexta-feira (15), o 1º Encontro Sul-mato-grossense de mineração.

Por possui a terceira maior reserva de minério de ferro e de manganês do país, Mato Grosso do Sul, através do Departamento de Mineração no Estado, quer intensificar o debate de três vertentes para alavancar o segmento no MS.

A transformação do DNPM em Agência Nacional de Mineração, visando dar mais autonomia financeira e decisória à instituição; apresentação dos trabalhos de rotina desenvolvidas por seus servidores e além disso divulgar o potencial mineral do Estado apresentando tecnologias já empregadas em outras regiões do país.

O Superintendente do DNPM/MS, Alexandre Monteiro Rezende acredita que no encontro serão apresentadas medidas importantes que irão contribuir com a modernização e revitalização de todo o setor da mineração em Mato Grosso do Sul.

“Com isso vamos estabelecer uma iniciativa periódica de um órgão público federal para prestar contas à sociedade de onde e como o Departamento de mineração tem exercido suas atividades. Queremos mostrar que Mato Grosso do Sul é um Estado com muito potencial para a mineração e de importância sem igual para o desenvolvimento econômico da nossa região”, explicou Alexandre.

Serviço

O evento vai acontecer no auditório do (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-MS) que fica localizado na Avenida Mato Grosso, 2002, a partir das 8h do dia 14 de setembro (quinta-feira) e termina no dia 15 de setembro.

Confira a programação do evento:

14 SETEMBRO 2017

08h00 - Inscrições

08h45 - Abertura: Formação Da Mesa

09h00 – “A Agência Nacional de Mineração ANM – Importância para o desenvolvimento do setor no Brasil” – Palestrante: engenheiro Vicente Lobo (SGM/MME)

10h30 - A Situação Atual do Setor Mineral Brasileiro e Perspectivas – Palestrante: Victor Bicca - Diretor Geral do DNPM – Nacional

11h00 – Debate sobre o Mapeamento Geológico no MS

11h00 -  Debate sobre Meio Ambiente e Mineração no MS – Palestrante: Ricardo Éboli –IMASUL

14h00 – Panorama sobre a atuação da Agência Nacional de Mineração (ANM) no MS

Coordenação – engenheiro Reinan Bispo Sobral - (DNPM/MS)

Fiscalização - engenheiro Luis Cláudio Sousa

Outorga / Gestão de Títulos Minerários - engenheiro Régis Marlo Pereira, geólogo Antonio C. L. Barsotti e engenheiro Hugo R. H. Kawamoto

Arrecadação - engenheira Fernanda de Sá Rocha

Desenvolvimento da Mineração - geólogo Romualdo H. Paes de Andrade

16h30 - O Setor Privado e a Mineração no MS - FIEMS / FAMASUL

15 SETEMBRO 2017

8h30 – Debate sobre recuperação de áreas degradadas - coordenação: Eng. Agr. João Pedro Cuthi Dias (Consultor)

08h30 Programa Terra Boa (MS), secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck

09h30 Remineralizadores: uma revisão dos trabalhos da CPRM focada na IN 05/2016 do MAPA – palestrante Magda Bergmann - CPRM / RS

10h30 Ekosolos/PR – Remineralização - biólogo Fábio Jr. Pereira da Silva

13h30 – Experiências de Remineralização no MS - Remineralização com Basalto de Itaporã (MS)-Análises preliminares – Agrimensor Marcel Tozzi Junqueira Franco

14h30  - Experiências de Remineralização no MS - Remineralização com Fosfato em Paraiso das Águas (MS) – geólogo Luiz Vessani (EDEM Mineração)

15h30 - Balanço e Encerramento do 1° Encontro Sul-Mato-Grossense de Mineração 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas