MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
28/09/2020
09 de fevereiro de 2020 às 08h09 | Saúde

Escorpiões e mosquitos: como evitar essas e outras pragas urbanas que aparecem no verão

O verão é a estação onde as pragas urbanas parecem se multiplicar.

Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Isso acontece, porque o clima quente e úmido favorece a reprodução e a rápida proliferação de insetos e pequenos animais, que aparecem nas cidades oferecendo riscos à saúde humana, como é o caso de baratas, formigas, aranhas, moscas, cobras, escorpiões e mosquitos.

O aparecimento deles nas residências também pode contaminar e destruir alimentos, espalhar doenças, e até mesmo atrair outras pragas que se alimentam umas das outras, como é o caso dos escorpiões que se alimentam de baratas.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que em 2019 foram registrados em Mato Grosso do Sul, 3.748 casos de acidentes com animais peçonhentos.

 Foram 2.308 casos de acidentes por escorpião, seguido de 507 casos por serpente, 385 casos de abelhas, 207 aranhas, 192 casos por outros animais e 41 ignorados/ branco. A principal medida ainda é a prevenção, esclarece o médico responsável clínico do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), Sandro Benites.

“Uma cidade limpa evita uma série de doenças. Um mutirão contra a sujeira pode evitar a praga do escorpião, e ajuda a evitar também o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, e a leishomaniose”, destaca o toxicologista.

Medidas simples de prevenção podem ajudar a manter as pragas longe das residências, evitando as visitas indesejáveis e reduzindo o numero de acidentes com crianças e adultos.

Lixo: Manter a limpeza e higiene é um dos fatores principais. Evitar acumulo de entulhos, caixas de papelão, telhas, galhos e tudo que possa servir de esconderijo ou criadouro.

É importante armazenar o lixo em local adequado, preferencialmente em recipientes bem fechados. Ao menos uma vez por semana lavar e desinfetar o ambientes e latas em que o lixo é jogado. Manter as caixas d’água com a limpeza em dia e sempre bem fechadas. Também é importante manter fechados os ralos da residência.

Dentro de casa: Sempre inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de utilizá-los. Afaste camas e berços das paredes, e evite pendurar roupas fora dos armários.

Cuide para que lençóis ou cobertores encostem no chão. Outra medida necessária é impedir o acesso das visitas indesejadas para o interior dos ambientes. Isso pode ser feito utilizando ralos abre e fecha, mantendo todas as frestas de portas e janelas isoladas, ficar de olho em rejuntes quebrados. Nivele as frestas de calçadas, pisos, paredes e portas. 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas