Por: Portal Governo de Mato Grosso do Sul
O atendimento emergencial aos indígenas da etnia terena, que formam uma comunidade de 11.800 pessoas no distrito de Taunay, foi definido no início da semana em reunião da qual participaram o governador Reinaldo Azambuja, os secretários Geraldo Resende (Saúde) e Sérgio de Paula (Gestão Política) e o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro.Além dos kits de proteção – luvas, máscaras, óculos, protetores faciais e aventais -, 1.200 litros de álcool 70 e 1.200 testes rápidos para diagnóstico do coronavírus, o Governo do Estado reforçará o atendimento nas aldeias, realizado pela prefeitura, enviando uma ambulância, médico e um técnico de enfermagem. O atendimento será feito nas escolas municipais que funcionam nas aldeias.
Importância do isolamento
Durante a entrega do material de proteção individual, o assessor da Comissão de Controle Sanitário (CCS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), tenente-coronel bombeiro Leonardo Congro, ponderou junto às lideranças indígenas a importância de readequar as escolas para receber as pessoas infectadas pela Covid-19. Os caciques fizeram alguns questionamentos mas aprovaram a proposta por unanimidade.
“A prefeitura de Aquidauana está ampliando o atendimento na área indígena, com mais médicos e enfermeiros, mas é imprescindível que os índios permaneçam em suas casas e aqueles que se manifestaram positivos devem ficar isolados nas escolas”, afirmou Congro. “O governo, a prefeitura e a Sesai estão criando estrutura de proteção, contudo o isolamento é fundamental”, completou.
O representante da CCS reiterou o apoio das lideranças indígenas para as comunidades respeitarem as medidas de proteção à doença, estabelecidas por meio de decretos do Estado e do Município, durante conversa ao lado da barreira sanitária montada voluntariamente pelos terenas na entrada do único acesso ao distrito, a 10 km da BR-262.
“A gente está com muito medo”
“É preciso que todos se mobilizem e se conscientizem da importância de se resguardar, evitar contatos, para a proteção de vocês”, disse o tenente-coronel, depois de repassar informações básicas sobre o novo coronavírus aos caciques, os quais demonstraram desconhecimento das causas da doença. O fato de existir apenas um acesso rodoviário a Taunay, segundo Leonardo Congro, facilita o controle sanitário.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Mesmo com pandemia, MS bate média recorde com 21 novas empresas abertas por dia em 2020
De janeiro a dezembro de 2020 foram abertas 7903 empresas em Mato Grosso do Sul, uma média de 21 novos estabelecimentos por dia e o maior resultado em 21 anos de série histórica da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul).
-
Saúde “Vacinômetro”: SES lança nova ferramenta de enfrentamento à Covid nesta semana em MS
Em fase de testes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lança até o final desta semana, o Vacinômetro, nova ferramenta que será utilizada para o enfrentamento à Covid-19 e que oportunizará mais transparência no processo de imuni
-
Saúde Na live desta segunda, Eduardo Riedel pede que população mantenha cuidados, apesar da vacina
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) em apenas 24 horas mais 252 novos casos foram confirmados para a Covid-19.
-
Saúde Com mais de 5,4 mil casos sem encerramento nos municípios, MS apresenta 156,7 mil confirmações de coronavírus
Ainda no aguardo de 5,4 mil casos para registro pelos municípios nos sistemas oficiais de saúde, Mato Grosso do Sul contabiliza 156,7 mil confirmações de coronavírus até o momento, segundo os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúd
-
Saúde Com ampliação de leitos de UTI’s no Estado, Saúde divulga novo mapa hospitalar
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (22), a atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI, do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana do Covid-19 de Mato Grosso do Sul.