MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/08/2017
08 de julho de 2017 às 10h22 | Geral

Exército celebra 150 anos da histórica Retirada da Laguna

A batalha marcou a luta das tropas brasileiras contra as tropas paraguaias

Por: Da Redação

O CMO (Comando Militar do Oeste) realiza, nos dias 12 e 13 de julho, a 13ª Jornada Cultural da Retirada da Laguna, em comemoração ao sesquicentenário do fato histórico que foi um dos principais episódios que marcaram o Conflito da Tríplice Aliança (1864-1870).

A Jornada ocorrerá nos municípios de Jardim, Nioaque e Anastácio (Porto Canuto), reunindo instituições civis, historiadores, pesquisadores e professores integrantes do "Projeto 150 anos da Retirada da Laguna", inciado em 2016. O objetivo é promover o estudo e a divulgação do evento histórico da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província de Mato Grosso durante a Guerra da Tríplice Aliança, sob a coordenação geral do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A Retirada marcou a luta das tropas brasileiras contra as tropas paraguaias em situações adversas. Já no desenrolar da guerra, em 1867, o Exército Brasileiro enviou para a frente de combate um efetivo de cerca de três mil homens, liderados pelo coronel Carlos de Morais Camisão, que decidiu adentrar o território paraguaio até alcançar Laguna (nas imediações da cidade de Bela Vista), o que ocorreria em abril do mesmo ano.

Os soldados brasileiros sofreram com as investidas paraguaias, pela fome, pela defasagem logística e por vários tipos de doenças. Sem alternativa, as tropas brasileiras foram forçadas a se retirar de Laguna, como única possibilidade de garantir a vida dos sobreviventes. Dos três mil soldados enviados inicialmente para compor as tropas, apenas 700 sobreviveram. Seus nomes estão gravados em um monumento em Porto Canuto (na cidade de Anastácio).

A retirada de Laguna ocorreu entre 8 de maio e 11 de junho de 1867 e percorreu uma vasta região no Mato Grosso do Sul que hoje representa os municípios de Bela Vista, Antônio João, Guia Lopes, Jardim e Nioaque.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas