MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
21/10/2014
09 de dezembro de 2013 às 15h00 | Geral

Galaxy Trend ou Galaxy Fame? Confira o comparativo de celular da semana

O Galaxy Fame é voltado para quem deseja um aparelho com sistema mais atual

Por: Leide Laura Meneses/Fonte: Techtudo

 No ringue do comparativo desta semana estão dois smartphones da Samsung: o Galaxy Trend e o Galaxy Fame. Os modelos são bem parecidos: têm preço barato mas não deixam de oferecer boas funcionalidades como câmera, acesso à Internet e sistema Android . Mas qual escolher? Confira os detalhes dos celulares.


Sistema operacional: Galaxy Fame


No design do sistema, os dois modelos têm praticamente os mesmos recursos na tela, já que são equipados com a interface personalizada para os dispositivos Samsung. A diferença está na versão do Android instalado em cada smartphonehttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png: o Galaxy Fame já saiu de fábrica o 4.1 (Jelly Bean)  enquanto o Galaxy Trend ainda é dotado do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).


Isso significa que o Fame não só tem algumas funções extras como acesso ao Google Now, assistente inteligente do Android, como se beneficia do chamado Project Butter, que deixa as transições entre aplicativos mais fluidas.


Desempenho: Galaxy Fame


Os dois modelos têm o mesmo hardware. As tarefas são desempenhadas por um processador single-core de 1 GHz e 512 MB de memória RAM. Para armazenamento, ambos contam com 4 GB internos (cerca de 3 GB utilizáveis) e entrada para cartão microSD de até 32 GB para expandir a memória.


No entanto, como dito antes, o que faz a diferença em favor do Galaxy Fame são os benefícios trazidos pelo Android 4.1. Abrir aplicativos e executar funções tende a ser bem mais rápido e sem engasgos no Fame do que no Galaxy Trend, mesmo que tenham os mesmos recursos de hawdware. Em conectividade, os dois aparelhos oferecem recursos de GPS, 3G e Wi-Fi.


Câmeras: Empate


O Galaxy Fame e o Galaxy Trend vêm com os mesmos sensores das câmeras traseira (principal) e frontal, 5 MP e VGA, respectivamente. A câmera principal tem autofoco e flash de LED para tirar fotos em ambientes pouco iluminados, embora seu alcance seja curto. A câmera secundária, no entanto, só é indicada para videochamadas devido à baixa resolução.

Os dois modelos oferecem uma boa experiência de fotografia para quem deseja tirar fotos casualmente, sem exigir muito do resultado. Se esse não é um quesito importante para você, qual um vai lhe servir bem.


Dimensões: Empate


O Galaxy Fame tem o corpo menor, medindo 113 mm de altura, 61,5 mm de largura e 11,5 mm de espessura. Já o Trend é um pouco mais comprido, com 12,1 cm de altura, e tem, praticamente, a mesma largura e espessura, 63 mm e 10,5 mm, respectivamente.

Apesar de um ligeiramente menor, no entanto, o Fame é duas gramas mais pesado, com 120,6 g, contra 118 g do Trend. Damos, portanto, um empate nessa categoria, já que as diferenças são mínimas e sua adequação ao usuário depende muito do gosto de cada usuário.

Display: Galaxy Trend


O Galaxy Fame vem equipado com um display de 3,5 polegadas, praticamente o mínimo necessário para um smartphonehttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png touchscreen moderno. Sua resolução é de 320 x 480 pixels, o que resulta em uma densidade de somente 165 pixels por polegada (PPI), considerada baixa para visualizar, por exemplo, as próprias fotos registradas no aparelho.

Por outro lado, o Galaxy Trend tem uma tela maior, de 4 polegadas, considerada por muitos o tamanho ideal, mais confortável para ver vídeos e, ao mesmo tempo, permitir o manuseio com apenas uma das mãos.


É interessante notar que, mesmo sendo minimamente maior que o Fame, o Trend consegue entregar meia polegada a mais de tela, que faz muita diferença na hora de usar. Para completar, sua densidade é bem maior também. São 233 PPI em um display com resolução 800 x 480 pixels.



Design: Galaxy Trend


Os dois modelos são parecidos em muitos quesitos e este é mais um deles. Desde o lançamento do Galaxy S3, em 2012, a Samsung vem dando a mesma “cara” aos seus aparelhos, o que às vezes, inclusive, até confunde.


Porém, lado a lado, o Trend e Fame tem principais diferenças de design no que diz respeito a tela e proporção. Com 4 polegadas e mais comprido, o primeiro consegue ter uma aparência mais agradável do que o Fame, apesar de ambos terem corpo de plástico.

 

 Preço e disponibilidade: Galaxy Fame



O Galaxy Trend pode ser encontrado no mercado brasileiro por uma média de R$ 500, enquanto o Galaxy Fame tem um preço bem mais em conta, em torno de R$ 400. Os dois são vendidos em praticamente qualquer loja de eletrônicos no país, física ou online.

A diferença de preço se dá principalmente pela tecnologia empregada na tela, superior no Trend. Isso porque o display pequeno e de baixa resolução do Fame tem um custo menor de fabricação.


Conclusão

Os dois smartphones da Samsung são destinados ao mesmo público. São pessoas que querem adquirir o seu primeiro celular inteligente e não estão dispostas a desembolsar muito dinheiro para isso, deixando um gasto maior talvez para um upgrade daqui a um tempo.

Com isso, o Galaxy Trend serve mais a quem prefere uma tela melhor para ver fotos, navegar na Internet e realizar qualquer atividade rotineira, afinal, o display é a interface principal de um smartphone touchscreen. Ao lado de um hardware decente, não tem porque se decepcionar.


Já o Galaxy Fame é voltado para quem deseja um aparelho com sistema mais atual, e por isso compatível com a maior parte dos aplicativos disponíveis na loja oficial do Android, o Google Play. O Android 4.1 faz dele também predominantemente mais fluido, dando conta das tarefas mais comuns do dia a dia de forma mais satisfatória do que o Trend, porém em uma tela menor e com resolução baixa.


Se você se interessa por números, o embate foi disputado: 3 a 2 para o Galaxy Fame, com 2 empates.

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas