MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
19/09/2017
26 de setembro de 2016 às 15h28 | Política

IBGE firma parceria com Justiça Eleitoral para as eleições municipais

A intenção é propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais mais interessantes

Por: Da Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Justiça Eleitoral firmaram parceria para o lançamento do material informativo “O seu Município em Números 2016”. Na forma impressa e digital, o material traz dados relevantes sobre os 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de dar subsídios a candidatos, eleitores e formadores de opinião nas eleições de outubro.

A intenção é propiciar aos cidadãos debates pré-eleitorais mais interessantes e com maior conhecimento da realidade, não apenas promessas de candidaturas.

Para cada município, os folhetos trazem informações do IBGE e outras fontes oficiais sobre perfil da população e dos domicílios, saúde, educação, economia e sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O produto tem como foco temas que são de responsabilidade municipal, como o destino final do lixo, e que afetam diretamente a população, como o acesso à creche, à pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos de dengue, entre outros.

Também há explicações sobre o que fazem prefeitos(as) e vereadores(as) e quais as responsabilidades de cada cargo, além da quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município.

O material impresso foi distribuído por meio das 11 agências do IBGE em MS, aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil. Versões digitais do material foram enviadas, por e-mail, para todos os candidatos da base de dados da Justiça Eleitoral.

Além disso, o folheto digital está disponível para consulta e download no portal do IBGE, pelo link http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=50&search=mato-grosso-do-sul, que já está ligado ao sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, da Justiça Eleitoral.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas