MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
24/11/2017
24 de maio de 2016 às 11h03 | Economia

Inadimplência atinge 9,4 milhões de jovens no Brasil, revela estudo inédito da Serasa Experian

É a segunda faixa etária com mais dívidas atrasadas e a mais prejudicada com o aumento do desemprego

Por: Serasa

Estudo inédito feito pela área de Big Data da Serasa Experian revela que os jovens, de 18 a 25 anos, representavam em março deste ano 15,7% da inadimplência no país. São cerca de 9,4 milhões de pessoas com dívidas atrasadas dentro desta faixa etária, que ocupa o segundo lugar no ranking de brasileiros negativados. Os jovens também estão sendo afetados pela falta de emprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre do ano, a taxa de desemprego da população de 18 a 24 anos ficou em 24,1%, representando um crescimento de 6,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

A faixa etária entre 41 e 50 anos concentra atualmente a maior parte da inadimplência (19,1%), no entanto, o grupo de jovens é o que mais apresentou crescimento nos últimos trimestres.

Faixa etária

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento do desemprego e a alta da inflação e dos juros impactaram diretamente na quantidade de jovens com dívidas atrasadas no país. Além disso, a falta de experiência deles no crédito e a maneira mais impulsiva na hora de fazer compras também contribuem para esse resultado.

Os jovens representam uma fatia significativa dos 60 milhões de brasileiros inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian. É a maior marca já registrada pela empresa desde que iniciou a medição, em 2012, quando pela primeira vez a quantidade de inadimplentes atingiu 50,2 milhões de pessoas.

Renegociação

Renegociar as dívidas é o caminho para os jovens saírem da inadimplência. Por meio do Limpa Nome Online da Serasa www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online, a negociação pode ser feita pela internet diretamente com o credor, com toda comodidade e segurança.

É importante que eles se preparem antes de negociar. Fazer um diagnóstico para entender o quanto deve é o primeiro passo. A Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas sobre como se preparar para fazer uma boa negociação e sair da inadimplência.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas