MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/02/2018
30 de janeiro de 2018 às 12h38 | Geral

IPVA 2018: contribuinte que estiver sem boleto do IPVA pode emitir segunda via pelo site da Fazenda

Prazo para quitar à vista com desconto de 15% ou primeira parcela encerra nesta quarta-feira (31)

Por: GOV MS

Os contribuintes do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que não estiverem com o boleto podem emitir uma segunda via pela internet. A facilidade é disponibilizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Na página é possível consultar ainda outras informações que vão desde autenticidade dos carnês, até legislação sobre o tributo e base de cálculo.

De acordo com o secretário de Fazenda, Guaraci Fontana, os carnês lançados este ano somam R$ 698 milhões. A frota sul-mato-grossense registra leve aumento e passa de 961.368 veículos em 2017 para 1.006.449 veículos em 2018. Com a crescente demanda, o autoatendimento surge como uma ferramenta que tem por objetivo facilitar e dar agilidade às demandas dos contribuintes sul-mato-grossenses.

Data limite

A data limite para pagamento das guias sem multa é dia 31 de janeiro de 2018. Para os pagamentos realizados em parcela única, na data de vencimento, o contribuinte tem desconto de 15%. Contudo, a Sefaz informa que o IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

O formulário para pagamento do IPVA começou a ser postado no início de dezembro de 2017. Totalmente reformulado, mais claro e moderno, o boleto foi enviado à casa dos proprietários com cerca de dois meses de antecedência para que os contribuintes pudessem se planejar financeiramente.

O formulário é único, independente da opção do contribuinte de pagar à vista ou em até cinco vezes. A intenção do Governo do Estado é simplificar o processo e facilitar o entendimento por parte do proprietário de veículo automotor.

Onde pagar

Os proprietários de veículos automotores podem quitar o tributo nos bancos credenciados, em qualquer unidade da Federação. São eles: Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Conta Fácil, Banco Cooperativo Sicredi, Banco Rural, Banco Bradesco e Banco Safra.

Há também a possibilidade de o IPVA ser pago nos pontos de arrecadação do Departamento de Trânsito de MS (Detran); nas Agências dos Correios; nas Agências Fazendárias (Agenfas) de todo o Estado, que possuem caixa bancário; nas unidades do Fácil em Campo Grande (Aero Rancho, Guaicurus, Coronel Antonino e Shopping Bosque dos Ipês), no horário das 8h às 16h.

Quem preferir pode ainda quitar o débito nos caixas eletrônicos através do código de barras; nas casas lotéricas para valores de até R$ 1.000,00 até às 18h; e para os que desejam ainda mais comodidade, o pagamento pode ser feito por meio da internet ou aplicativos de celulares e tablets dos bancos conveniados.

Caso as dúvidas persistam, os contribuintes devem se dirigir às Agências Fazendárias (Agenfas) em seus respectivos municípios, munidos de documentos pessoais e do veículo ou ainda procurar a Unidade de Acompanhamento e Arrecadação de Outros Tributos/IPVA, que fica em Campo Grande, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 858, das 7h30 às 13h30. A secretaria disponibiliza ainda os telefones (67) 3316-7513 / 7534 ou 7541 para mais informações.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas