MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
24/11/2017
20 de julho de 2016 às 11h47 | Rural

MS é declarado Estado livre da peste suína

A instrução normativa do Ministério da Agricultura entre em vigor hoje

Por: Da Redação
Agraer MS

Mato Grosso do Sul foi declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como Estado livre de peste suína clássica (PSC). A declaração consta na Instrução Normativa nº 25, assinada pelo ministro Blairo Maggi, publicada no Diário Oficial da União que circula nesta quarta-feira, 20 de julho.

Além de Mato Grosso do Sul, foram declarados com o status de livres de peste suína clássica os Estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins. Também foram reconhecidos como status livre da doença os municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.

De acordo com a publicação, é proibida a entrada de suínos ou seu material genético vindo de estados onde ainda há a doença nas unidades federativas consideradas livres da peste suína. Os produtos e subprodutos, como carnes congeladas, miúdos, peles e afins também estão na lista de proibições.

Para que os animais ou produtos possam entrar nos estados livres da doença, é necessário que sejam tomadas medidas preventivas como evitar o contato do produto final com possíveis fontes do vírus da doença durante a elaboração, estocagem e transporte.

Além disso, eles devem ter certificação sanitária emitida pelo serviço veterinário oficial do estabelecimento de processamento, declarando o tratamento e as precauções adotadas para inativar e evitar o contato com possíveis fontes do vírus.

A instrução normativa entre em vigor hoje.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas