MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
19/09/2017
16 de maio de 2016 às 13h34 | Saúde

Pacientes destacam alivio após anos aguardando cirurgia e Caravana segue com atendimentos

A Caravana da Saúde segue seus atendimentos oftalmológicos durante toda a semana até o dia 29 de maio

Por: NotíciasMS
Divulgação/NotíciasMS

Completando mais de 550 cirurgias realizadas no segundo Dia D de mobilização neste domingo (15), a Caravana da Saúde seguirá durante a semana seus atendimentos oftalmológicos no Centro de Convenções Albano Franco. Durante a tarde o movimento de visitantes ainda era grande, principalmente nas carretas oftalmológicas. Pacientes que aguardavam a orientação pós-cirurgica, além da entrega dos óculos de proteção e medicamentos específicos, falaram sobre o conforto de conseguir realizar um procedimento cirúrgico após aguardando anos na fila. Para a moradora em Campo Grande, Maria das Graças Pino, 61 anos, a cirurgia de catarata feita neste domingo representa o seu retorno a sua principal atividade que há mais de 5 anos não conseguia exercer, o bordado.

“Estou aguardando há mais de 5 anos esta cirurgia de catarata. Desde que marquei o procedimento através do Centro de Especialidades não tive resposta. Esta demora acabou agravando o estado da minha visão, impedindo que conseguisse fazer bordados, que é o meu trabalho. Com esta cirurgia pela Caravana da Saúde, a minha expectativa é de retomar 100% dos meus trabalhos com o bordado e crochê. É um alívio após tanto tempo conseguir enfim, ter a garantia de voltar a enxergar”, disse Maria.

Após aguardar por 3 anos para realizar uma cirurgia, o serralheiro Cassiano Alves Ribeiro, 56 anos, comemorou a oportunidade de voltar a trabalhar com segurança e sem os impedimentos que a catarata lhe impôs durante mais de 5 anos de sintomas. “Meus sintomas começaram há praticamente 5 anos. Desde então a perda de visão foi gradativa. Nas consultas com médicos, me confirmaram a necessidade de uma cirurgia mas desde então fiquei na fila aguardando. Quando soube da Caravana pela TV eu vim atrás desta cirurgia. Para mim é uma felicidade poder sair desta angustia de forma rápida e principalmente bem recebido pelas equipes da Caravana”, disse Cassiano.

Após as cirurgias os pacientes seguem ao atendimento pós operatório no dia seguinte, onde cada paciente operado passa pela a avaliação médica. Em Campo Grande, o pós operatório está sendo realizado na Escola Evangélica Pastor Hilario Colognese/ Shalon, localizada na Rua Arapuã, 254, no bairro Guanandi, à partir das 7h. A Caravana da Saúde segue seus atendimentos oftalmológicos durante toda a semana até o dia 29 de maio. Os dias de mobilização, com atendimentos das instituições parceiras, serão realizados nos finais de semana (21, 22, 28 e 29 de maio).

 

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas