MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
25/07/2017
12 de junho de 2017 às 10h34 | Interior

Parceria entre deputada e Funasa garante água para quilombolas e assentados em MS

Ao todo 53 famílias vão ser beneficiadas e encerrar, de vez, uma espera de anos para ter água

Por: Assessoria
Divulgação/Assessoria

Uma força tarefa, como nunca foi executada anteriormente, está sendo feita através de uma parceria entre a deputada federal Tereza Cristina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para levar água a assentamentos e comunidades quilombolas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. 

Cumprindo a prioridade estabelecida em seu mandato como deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina, tem auxiliado para que este processo seja mais ágil e aconteça de fato. Acompanhada do superintendente regional do órgão federal em MS, Marco Aurélio Santullo, a parlamentar visitou neste sábado (10), no município de Terenos, a obra de escavação de um poço na comunidade Os Pretos, da Chácara Retiro e anunciou que mais um poço será escavado para atender os pequenos produtores do Assentamento São Pedro. No local, as obras estão sendo executadas em parceria com a prefeitura de Terenos. O prefeito Donizete Barraco tem disponibilizado equipamentos e maquinário para o andamento das escavações, canos, bomba e caixas de água para atender as famílias.

Ao todo 53 famílias vão ser beneficiadas e encerrar, de vez, uma espera de anos para ter água em suas torneiras, melhorando assim o plantio, cultivo e produção no quilombo e no assentamento. A estimativa da Funasa é de que sejam perfurados de 8 a 10 poços/mês, atendendo assim as demandas enviadas pela deputada Tereza Cristina.

“Atualmente 376 mil pessoas em assentamentos do Estado não possuem água, temos 46 municípios para fazer saneamento rural e essas emendas da deputada Tereza também estão sendo utilizadas para aquisição de maquinários, novos equipamentos e saneamento nas cidades. Todo o dinheiro empenhado por ela para a instituição já está disponível no nosso sistema financeiro de convênios para execução das obras. É uma grande conquista que a Funasa tem realizado através desta parceria com a Tereza Cristina”, descreveu Marco Aurélio Santullo.

Resolver o problema de água nas comunidades rurais tem sido a principal ação feita por Tereza Cristina que tem destinado boa parte dos recursos de emendas parlamentares a Funasa para abastecer de vez, com água de qualidade, os pequenos produtores. “Estamos cumprindo esse compromisso e já conseguimos trazer maquinário novo e moderno para a Funasa, destravar recursos que estava emperrados em Brasília refletindo diretamente na qualidade de vida e na produção de quem vive no campo. É uma parceria muito proveitosa essa que estamos estabelecendo com a Funasa”, analisou a deputada.

Boa notícia

Quem está sendo contemplado ou ainda vai receber o benefício comemora a chegada da água. Este é o caso do senhor Antônio Luis Jeronimo da Silva, da Comunidade Chácara Retiro, que está acompanhando de perto todo o processo de escavação onde o poço vai beneficiar 17 famílias que esperam desde 2005 para ter água em suas propriedades. “Essa água vai melhorar muito para nós. Vamos aumentar a produção de hortifruti e ainda regar o pasto para criação das nossas vacas leiteiras”, disse.

Simone Ferreira Xavier é presidente da Associação São Pedro do Sul. Para ela o bem mais preciosos para a vida das pessoas é a água e com a chegada deste benefício, para atender 36 famílias que convivem diariamente com este problema, a vida dos produtores vai transformar. “Produzimos na safra que tem chuva e depois sem água não temos como plantar. Estamos admirados com a agilidade com que a deputada conseguiu isso para os nossos produtores, pois eu tinha pedido a ela e a garantia seria que essa água podia chegar só lá por dezembro. Tem gente aqui que espera há sete anos para ter água, eles passam as vezes semanas sem nada de água, precisam buscar nos vizinhos próximos, era um modo muito precário de se viver e agora vai ser diferente”, comemorou a presidente da Associação.    

A notícia de que a deputada tem conseguido levar o benefício a inúmeros moradores da área rural tem se espalhado, tanto que a parlamentar e o superintendente da Funasa ainda receberam o pedido para que mais um poço seja escavado no Assentamento Sete de Setembro. A viabilidade será analisada pela Funasa. Os produtores ainda receberam a notícia de que a parlamentar destinou um trator para atender as 159 famílias de produtores que lá vivem.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas