Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Os policiais penais, da área de Segurança e Custódia, Evaldo Zschornack e Welinton de Andrade Jara estão sendo capacitados e representando Mato Grosso do Sul no curso.
Além disso, as servidoras Dilma Colman (base do Cope em Dourados) e Marilene Souza (base do Cope em Naviraí), que já concluíram o curso ano passado, estão oferecendo suporte durante as aulas e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap/MS) contribuiu com o apoio logístico.
Realizada entre os dias 21 a 31 de outubro, na cidade de Avaré (SP), a capacitação envolve aulas de abordagens, imobilizações e algemações; atendimento de ocorrências envolvendo explosivos (conceitos); escolta de presos, a pé, em ambientes de risco; gerenciamento de crises e negociação de reféns localizados; intervenção tática prisional; operador de tecnologia não letal (nível básico); patrulhamento tático em áreas de risco; sobrevivência administrativa; socorro ao agente ferido (APH Tático); além de exercícios de vivacidade.
Este ano, o curso contou com 112 profissionais da segurança pública de 16 diferentes Estados do país, sendo 73 policiais penais e 39 de outras forças policiais e guardas civis metropolitanos.
Para os participantes, a interação com outras realidades prisionais gera uma gama de conhecimentos de procedimentos e técnicas. "Como policial penal tenho sempre que me aperfeiçoar para estar preparado em diversas situações. É de suma importância no ambiente prisional saber como proceder para preservar a segurança pessoal e da equipe e, em situações de confronto, estar capacitado para coordenar as circunstâncias e obter sucesso”, ressaltou o servidor Welinton.
Com 126 horas no sistema de imersão, o curso conta com instrutores qualificados e com ampla experiência em táticas prisionais e operacionais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; dentre eles, Getúlio Álvaro Bonifácio, Johnny Mascarenhas, Marco Antônio Dib, Robson José Pereira Ribeiro (Terror) e Vinícius Carvalho da Silva.
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Polícia Disque 181: ligações anônimas ajudam a polícia esclarecer crimes em MS
Em 16 anos de existência, serviço coordenado pela PM já atendeu 22,1 mil queixas em MS
-
Polícia Disque 181: não se cale, denúncias anônimas ajudam PM combaterem crimes
Em 16 anos de existência, serviço coordenado pela PM já atendeu 22,1 mil queixas em MS
-
Polícia Sejusp investe mais de R$ 184 mil na compra de etilômetros para municípios do interior
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) adquiriu 13 novos etilômetros que serão destinados a unidades da Polícia Militar no interior do Estado.
-
Polícia Governo Federal prorroga permanência da Força Nacional de Segurança Pública no MS
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17), Portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, prorrogando por mais 60 dias a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na fronteira de Mat
-
Polícia Secretário de Operações Integradas visita MS e garante investimentos e continuidade da Operação Hórus
O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Jeferson Lisbôa Gimenes, está em Mato Grosso do Sul para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e discu