MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
19/09/2017
26 de outubro de 2016 às 09h29 | Educação

Presidente Temer nomeia professor Marcelo Turine como reitor da UFMS

Nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira

Por: G1
Divulgação/Fundect

O presidente da República, Michel Temer, nomeou o professor Marcelo Augusto Santos Turine, como novo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para um mandato que começa ainda este ano e vai até 2020. O decreto assinado também pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, foi publicado na edição desta quarta-feira (26), do Diário Oficial da União. Ele vai substituir a atual reitora, Célia Maria Silva Correa Oliveira.

A data da posse, conforme a UFMS, ainda não foi definida pelo Ministério da Educação (MEC), mas ocorrerá em Brasília. O mandato do novo reitor será de quatro anos. A nomeação foi feita com base em uma lista tríplice elaborada pelo Colégio Eleitoral e encaminhada ao ministério pelo Conselho Universitário. A chapa de Turine, que teve como candidata a vice-reitora a professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, venceu a consulta realizada em 4 de agosto deste ano entre professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, encabeçando a lista enviada ao MEC. Com base nesta lista, a escolha e nomeação coube ao presidente da República.

Turine exerce atualmente mandato de diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect). De acordo com a entidade, já está em tramitação o processo de exoneração dele do cargo. O departamento jurídico da fundação aguarda apenas alguns detalhes, como, por exemplo, a definição pelo MEC da data de posse e de início de mandato na UFMS, para publicar no Diário Oficial do estado o seu desligamento da entidade estadual.

No lugar de Turine vai assumir interinamente o cargo o atual diretor administrativo da Fundect, Artur Vieira dos Santos. Paralelo a esse processo, a entidade está com edital aberto até o dia 1º de novembro deste ano para a escolha de sua nova diretoria executiva, que terá um mandato de três anos, com início a partir de 1º de janeiro de 2017.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas