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19/12/2018
15 de março de 2018 às 09h41 | Geral

Procon comemora Dia do Consumidor em MS com mutirão para renegociação de dívidas

Desde segunda já foram feitas 650 audiências de reconciliação e a média de acordos chega a 80%

Por: G1

Dia 15 de março é o dia do consumidor e também uma semana especial para a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), que está realizando um mutirão para renegociação de dívidas. Entre os participantes estão as concessionárias de água e energia elétrica do estado, além de bancos com atendimentos específicos e o Tribunal de Justiça, que está realizando acordos. Assim que firmados, já são homologados no mesmo momento pelo juiz.

Segundo o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, o evento começou na segunda-feira (12). "A nossa expectativa está sendo muito boa. Já realizamos mais de 650 audiências de reconciliação e com uma média de acordo de 80%. Temos empresa que temos 100% de acordo, então isto está nos dando uma satisfação enorme e consumidores que estão resgatando dívidas antigas. Eles estão saindo com pagamentos em dia", afirmou.

Na ocasião, as empresas oferecem um atendimento especializado. "As concessionárias de serviço público têm sido as maiores demandas, tanto de energia como de água e nós estamos tendo índices altíssimos. Um dos requisitos que pedimos para esta semana de reconciliação são propostas diferenciadas, propostas que não encontrariam no dia-a-dia e isso tem deixado o Procon e os consumidores satisfeitos. Nós conseguimos acordo com instituições financeiras com desconto em torno de 93%, de dívidas antigas, que eles não conseguiam mais pagar e eu presenciei até consumidor saindo chorando por conta desta negociação", comemorou.

Além disso, a semana tem a motivação de orientar o consumidor para não mais "pecar" no consumo inadequado. "Nós temos duas características importantes desta relação. Em primeiro lugar, uma educação para o consumo. Nós passamos por um período de uma atividade muito grande de consumeristas e depois por um período de crise e alguns consumidores não se adequaram a esta relação. Então, nós estamos com um departamento novo no Procon, de educação para o consumo, para cuidar deste consumidor. E também, a questão da relação de mercado. Alguns fornecedores ainda não respeitam esta relação e o papel do Procon é este", explicou.

A campanha se estende até a sexta-feira (16), das 8h até às 16h (de MS). Mais informações também podem ser obtidas pelo 151. "Nós estamos muito satisfeitos já com o resultado. Mais de 650 audiências de reconciliações, supervisionadas pelo Tribunal de Justiça, com conciliadores capacitados e, principalmente, com habilidade para poder fazer acordo interessante para o consumidor", encerrou.

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