MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
19/09/2017
05 de outubro de 2016 às 17h22 | Rural

Quinze dias após fim do vazio da soja, MS tem 5,4% da área plantada

Aprosoja/MS calcula que estado já tenha 124 mil hectares plantados

Por: Da Redação

Após 15 dias do fim do período do vazio sanitário da soja, Mato Grosso do Sul contabiliza 5,4% da área que será cultivada no ciclo 2016/2017 já semeados. O balanço foi divulgado nestas quarta-feira (5), pela Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), com base em dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga).

Segundo a entidade, devem ser cultivados nesta temporada 2,520 milhões de hectares com soja. A estimativa inicial é de que a produtividade média seja de 51,5 sacas por hectare, um volume igual ao da safra passada, o que deve levar a produção de 7,787 milhões de toneladas do grão.

De acordo com a Aprosoja/MS, o plantio está mais acelerado na região sul do estado, onde a média de áreas já cultivadas atingiu até o dia 29 de setembro, 8,3% do total previsto. Alguns municípios como Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentaram, inclusive, percentual de semeadura superior a média regional, atingindo os 15%.

No norte do estado o índice de áreas já cultivadas atingiu os 0,9% e na região central 0,6%. Com esse panorama, a projeção da entidade é que tenham sido semeados em todo o estado 124 mil hectares e indica que o plantio pode se estender até a primeira quinzena de novembro.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas