MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
22/09/2017
19 de janeiro de 2017 às 11h24 | Geral

Região urbana do Segredo ganha reforço no abastecimento de água

Mais de 100 mil campo-grandenses serão beneficiados com o contingenciamento do sistema

Por: Assessoria
Divulgação

Levando melhorias para o abastecimento de água na região urbana do Segredo, em Campo Grande, a Águas Guariroba iniciou ontem (18) a obra de implantação de uma adutora - rede de água de grande diâmetro – que vai interligar os bairros Novos Estados e Nova Lima ao sistema Guariroba. Com isso, a região ganhará mais uma alternativa de fornecimento de água, que até então dependia da captação subterrânea de quatro poços. O prefeito Marquinhos Trad, a diretoria da concessionária e representantes da comunidade participaram do lançamento da obra, que começou no Parque dos Poderes.

Mais de 100 mil campo-grandenses serão beneficiados com o contingenciamento do sistema de abastecimento de água neste bairros que, juntos, somam mais de 32 mil imóveis recebendo água tratada diariamente.

Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, afirmou que além de levar mais segurança ao abastecimento, o fornecimento de água tratada para a população contribui com a saúde pública, evitando doenças e a busca por atendimento nos postos de saúde. “Nós [Prefeitura e Águas Guariroba] estamos fazendo uma parceria de respeito, de avanço em Campo Grande. São obras por debaixo da terra que muitos não dão valor. Mas isso vai trazer benefícios até para a saúde pública: menos pessoas nos postos de saúde, menos pessoas reclamando de dores na barriga, menos pessoas reclamando da sua saúde física”, destacou.

Em até dois meses, a obra contemplará a implantação de uma estação elevatória de água e três mil metros de rede adutora serão instalados. Os investimentos somam R$ 1,6 milhão da Águas Guariroba. “Trata-se de uma transposição de água da estação de tratamento Guariroba para esta bacia, que atualmente está sendo abastecida por poços. A eventualidade de algum inconveniente com estes poços poderia provocar a interrupção do serviço. Esta obra vai impedir que essa situação ocorra. A Águas Guariroba reafirma o compromisso com a cidade em continuar prestando um serviço de qualidade, garantindo que a população tenha acesso a água”, afirmou o presidente da concessionária, Guillermo Deluca.

“Nós que estamos há muitos anos nesta região, sabemos da história da água no bairro. Que a gente não tinha água por semanas e hoje temos todo este benefício, só temos a agradecer”, avaliou a líder comunitária da região do Novos Estados, Francisca Viana.

A obra atende a uma solicitação feita pelo prefeito Marquinhos Trad em reunião realizada na concessionária no dia 13/01, em que pediu providencias para aumentar o nível de segurança no fornecimento de água da região do Segredo.

Abastecimento

A Águas Guariroba, empresa da Aegea Saneamento, já trabalha com uma ampla margem de segurança, com 30% de produção excedente em relação à média consumida pela população. Atualmente, 50% do abastecimento de água em Campo Grande vem das captações superficiais dos córregos Guariroba e Lageado. Outros 144 poços integram o sistema, sendo que 10 deles captam água do Aquífero Guarani.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas