MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
15/12/2018
28 de setembro de 2018 às 10h49 | Rural

Safra de algodão de MS tem o maior índice de produtividade do Brasil

Média atingida foi de 328,7 arrobas por hectare

Por: Da Redação

Com o plantio concentrado principalmente nos municípios de Chapadão do Sul e Costa Rica, a safra de algodão de Mato Grosso do Sul neste ano registrou o maior índice de produtividade do Brasil, com 328,7 arrobas por hectare. Os números foram apresentados pela Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) e foram informados por Adão Hoffmann, diretor-executivo da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) ao governo estadual.

Segundo Rogério Beretta, superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, os números do Estado quanto a produtividade colocam Mato Grosso do Sul “à frente de Estados como Bahia, Tocantins, Goiás e Minas Gerais”, algumas das principais regiões produtoras do país.

Expansão

Espera-se que, na safra de 2019, atinjam-se resultados ainda melhores a partir do aumento da área plantada em 15% –saltando dos atuais 30,4 mil hectares para 34 mil hectares– e também do estímulo ao plantio em outras regiões.

No ano que vem, Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar), Fundação MS, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de Dourados, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) farão plantio de seis campos experimentais em Terenos, Sidrolândia, Maracaju, Anaurilândia, Naviraí e Aral Moreira para incentivar a expansão da cultura.

“É importante a diversificação das culturas no Estado e o algodão, com todo o conhecimento e tecnologia que já possuímos hoje, também pode ter viabilidade em outras regiões”, defendeu Beretta.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas