MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
21/09/2017
12 de setembro de 2017 às 17h24 | Geral

Sebrae ajuda pequenos negócios a identificar oportunidades de mercado

Micros e pequenas empresas podem participar do Comércio Brasil

Por: Assessoria

O Sebrae tem ajudado empresas de todo o país a encontrar oportunidades e meios para a venda de seus produtos em diferentes regiões. Por meio do Comércio Brasil, 150 milhões de reais em negócios foram concretizados, no período de 2011 a 2016, entre compradores e fornecedores de variados portes. Hoje, 9 mil empreendimentos integram a rede do programa.

“Podem participar da iniciativa microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos, produtores rurais, compradores organizacionais, âncoras do encadeamento produtivo, e inclusive canais de comercialização”, explica Pauline Barbosa, analista técnica do Sebrae e gestora do programa em Mato Grosso do Sul.

Ao aderir, os participantes têm acesso a informações de mercado; participação em eventos; capacitação; consultorias; apoio no processo de comercialização; dentre outras ferramentas que estimulam a ampliação do portfólio de clientes e fornecedores, a competitividade e, consequentemente, as chances de conversão em vendas.

Os resultados esperados para cada empresa são: cadastro completo na Base Nacional de Fornecedores do programa, Plano de Desenvolvimento Empresarial, Plano Tático de Vendas; além de três a seis potenciais compradores prospectados para efetivação e validação de negócios.

Caso de sucesso de MS

Há mais de 20 anos trabalhando na produção de temperos desidratados para alimentos, a Vó Ermínia, de Campo Grande, viu no Comércio Brasil a chance de conquistar mercado no interior do estado, pois, apesar de fornecerem para o Mato Grosso, Rondônia e São Paulo, faltava sair da capital para outras cidades de Mato Grosso do Sul.

Quando foram apresentados ao programa, os administradores da empresa gostaram da ideia de poder mostrar seus produtos para supermercadistas de outros municípios da região. Em 2013, por exemplo, depois de participar de algumas rodadas de negócio, a Vó Ermínia obteve um aumento de produtividade de cerca de 10%.

De lá para cá, além dos supermercados, hotéis e restaurantes também se interessaram pelos temperos prontos, tomates secos, ovos de codorna em conserva, pimentas, ervas finas, farofas, champignon, entre outros itens produzidos pela Vó Ermínia, que conta hoje com 17 funcionários.

Para participar

Os interessados em participar devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae por meio do telefone 0800 570 0800.

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas