Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Nessa primeira fase serão imunizados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, além de indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que os municípios precisam seguir as determinações do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários que devem receber as doses do primeiro lote que foram distribuídos. “Eu dei um exemplo ao não ser vacinado. Eu poderia, por estar na linha de frente, por ser médico e ter comorbidades. Mas preferi mostrar à população que é importante respeitar a fila nesse momento”, disse.
A Secretaria de Estado de Saúde solicitou ao Ministério Público Estadual que acompanhe a aplicação das doses pelos munícipios para impedir que vacinem pessoas que não pertencem aos públicos prioritários.
Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da vacina contra Covid-19 em 18 de janeiro. Em tempo recorde, A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu no mesmo dia todas as doses aos 79 municípios. A relação da quantidade recebida por cada município foi publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de janeiro.
De acordo com o Plano Estadual de Imunização, cada município precisa registrar a dose aplicada da vacina de forma individual e nominal para propiciar o reconhecimento do vacinado pelo Cadastro de Pessoa Física - CPF ou Cartão Nacional de Saúde - CNS. Com isto se evita duplicidade, e identificação para investigação de Eventos Adversos Pós Vacinação, se for o caso.
Os registros das doses aplicadas deverão ser feitos pelos municípios no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI - online) ou em um sistema próprio que interopere com ele, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas
-
Saúde Trabalho da SES possibilita habilitação de 115 leitos de UTI-Covid em MS
Em Campo Grande, foram reabilitados 65 leitos; em Dourados, 16; Costa Rica teve cinco UTI’s prorrogadas e cinco em Bataguassu
-
Saúde Sexta remessa de vacinas são entregues nesta quinta pelas forças de segurança
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta quinta-feira (4), a entrega das 27,8 mil doses da vacina Coronavac que chegaram na manhã desta quarta-feira (3) em Mato Grosso do Sul.
-
Saúde Saúde confirma primeiro caso da nova variante do coronavírus em MS
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o primeiro caso de infecção da nova variante do coronavírus foi confirmada na terça-feira (2) em Mato Grosso do Sul.
-
Saúde Capacidade de leitos hospitalares segue em situação crítica e número de casos continua aumentando
Com um total de 180.986 casos do novo coronavírus no Estado (30,6%), 404.202 descartados, 168.870 pacientes recuperados e 3.306 mortes durante todo o período da pandemia, o Boletim Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) deste sábado (
-
Saúde MS ultrapassa os 180 mil infectados pelo coronavírus
Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca dos 180 mil infectados pelo coronavírus. O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 26, trouxe a confirmação de que já somamos 180.058 pessoas infectadas pelo vírus.