MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
15/12/2018
26 de novembro de 2018 às 10h51 | Geral

Serviço especializado em abordagem social está com novos telefones de atendimento

O serviço atende denúncias e identifica famílias e pessoas em situação de risco

Por: PMCG

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) estão com novos números de telefone. Agora atendem pelos telefones (67)98448-3758 e (67) 98455-6879.  O SEAS é um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que atende denúncias e identifica famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

A abordagem é realizada nas ruas, praças, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados, semáforos, entre outros locais. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Unidade de oferta

O serviço pode ser oferecido no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em unidade específica referenciada ao CREAS ou no Centro Pop. (Centro Especializado para População em Situação de Rua). O SEAS atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e ou sobrevivência.

O Serviço busca identificar famílias e pessoas com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições. Temo como objetivo construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais e, ainda,  promover ações para reintegrar o usuário do serviço à família e à comunidade.  Outro ponto importante do serviço é o de promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias

O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.  O acesso ao serviço se dá, principalmente, pela identificação de pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social pela equipe do serviço nos espaços públicos.

 

 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas