MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/11/2017
27 de março de 2017 às 15h04 | Política

Sistema moderno vai acabar com espera de anos e levar água à assentamentos com auxílio de deputada de MS

A Funasa possui uma listagem de solicitação dos serviços de perfuração em 186 assentamentos do Estado

Por: Assessoria
Divulgação/Assessoria

Por acreditar que os problemas de água e saneamento dos assentamentos de Mato Grosso do Sul podem ser amenizados, a deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS) têm dedicado boa parte de seu mandato destinando emendas e agilizando o andamento de processos da superintendência estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) junto ao órgão nacional e ao Governo Federal para que estes recursos cheguem mais rápido ao Estado e beneficie os pequenos produtores.  

Ao participar da entrega nesta segunda feira (27/03) de quatro novos caminhões e equipamentos que serão utilizados na perfuração de poços nos assentamentos do Estado Tereza comemorou a modernização do sistema e os avanços já conquistados até aqui para o setor. “A prioridade do meu mandato para este ano tem sido a de levar água para área rural, por isso destinamos parte dos recursos de emendas orçamentárias, a que temos direito como deputada federal, para a Funasa poder investir na compra de mais equipamentos que possam resultar na perfuração de poços e redes de distribuição de água nos assentamentos de Mato Grosso do Sul”, explicou a parlamentar.

Dentre as emendas da deputada Tereza Cristina estão mais de R$ 6 milhões que serão utilizados pela Funasa para levar água aos assentamentos e R$ 800 mil que será destinado a compra de equipamento moderno para ser utilizado na perfuração de poços. “Estamos investindo nossas emendas para sanar o grande problema enfrentado atualmente pela Funasa que é perfurar o poço, fazer o reservatório e a distribuição de água para que ela possa chegar até a casa do pequeno produtor. Existem inúmeros assentamentos que foram criados há 20 anos e até hoje possuem problemas diários no seu dia-a-dia ou para consumo desta água ou para produção. É inaceitável que se coloque essas pessoas no campo e que eles não possam produzir. Ter água de qualidade em suas casas e para a produção no campo acaba trazendo mais renda, aumento da produção e produtos com mais qualidade”, enfatizou Tereza.

Na opinião do superintendente da Funasa no MS, Marco Aurélio Santullo, os investimentos marcam uma nova era na Fundação. “Há 14 anos a Funasa não tem um montante tão significativo sendo investido para levar água ao campo. São famílias que há tempos esperam por isso e a dedicação da deputada Tereza foi fundamental para dar andamento neste processo”, contou Marco Aurélio.

Atualmente a Funasa possui uma listagem de solicitação dos serviços de perfuração em 186 assentamentos do Estado. Inicialmente a equipe vai perfurar de cinco a seis poços por mês, aumentado as atividades da atuação atual, de acordo com a Fundação. 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas