MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
20/11/2017
02 de dezembro de 2016 às 13h22 | Rural

Sorteio de lotes neste sábado contempla 234 famílias agrícolas de Amambai

Dos 234 lotes que serão sorteados, 174 unidades correspondem aos agricultores familiares

Por: NotíciasMS
Notícias MS

Amanhã (3) a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoverá, em Amambai, o sorteio de 234 lotes adquirido por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As terras serão repassadas aos trabalhadores e trabalhadoras rurais das associações dos agricultores familiares São Bento e São Francisco. O sorteio será promovido às 14h, no Clube Alphaville, situado na Rua Antônio Pereira dos Santos, n.º 239, no município.

Dos 234 lotes que serão sorteados, 174 unidades correspondem aos agricultores familiares vinculados à associação São Francisco. Os 59 restantes serão direcionados as famílias da associação São Bento.

O objetivo do programa é promover o acesso a terra para trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, mini-fundistas e jovens rurais por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais. Os lotes são oriundos do desmembramento de duas fazendas que serão adquiridas com recursos do programa.

Para a aquisição dos latifúndios é necessária a existência de uma associação. Neste caso, as associações dos Agricultores Familiares São Bento e São Francisco foram as duas entidades que estiveram à frente do processo junto a Unidade do Crédito Fundiário de Mato Grosso do Sul, setor da Agraer coordenado por Tânia Regina Minussi.

A proposta de financiamento é elaborada por cada associação com supervisão do núcleo da Agraer que trabalha com o crédito fundiário. Finalizado o projeto, este é encaminhado para aprovação pela instituição financeira competente.

O passo final é o banco verificar a documentação da terra e das famílias cadastradas para, só então, dar entrada aos trâmites de liberação das terras e recursos.

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas