MSRepórter - Notícias de Campo Grande-MS
09/04/2020
06 de fevereiro de 2020 às 09h16 | Meio ambiente

Vale atende recomendações e realiza teste mensal de sirene da Barragem do Gregório

Atendendo ao Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e às recomendações dos demais órgãos reguladores, como a Defesa Civil do Estado, neste ano a Vale realizará mensalmente testes do sistema de sirene da barragem do Gregório, da Mina

Por: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A medida preventiva, anunciada pela empresa mineradora, tem como objetivo conferir a eficiência do sistema e ajustá-lo, caso seja preciso.

Para não confundir os moradores, será tocada uma música instrumental com volume baixo e duração aproximada de cinco minutos.

“É preciso esclarecer que o procedimento se limita a testar os equipamentos, não sendo necessário o deslocamento da população para os pontos de encontro. Os moradores da comunidade devem continuar sua rotina de atividades normalmente”, informou a Vale, em nota.

Para o coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tenente-coronel Fábio Catarinelli, o teste mensal anunciado pela Vale demonstra o comprometimento da empresa com a segurança da população do entorno da barragem, cuja mobilização não foi totalmente satisfatória durante simulação de incidente, ocorrido em agosto do ano passado.

Na oportunidade, os órgãos federais e estaduais envolvidos na vistoria das barragens, entre os quais o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) e a Defesa Civil, recomendaram alguns ajustes, um deles maior engajamento dos moradores (199 pessoas) que residem na rota de inundação dos rejeitos em caso de acidente.

“A Vale vem atendendo todas as normas de segurança e envolvendo mais a população, que precisa entender o processo da barragem e suas consequências e ser permanentemente informada das ações. Isso garante uma sensação de segurança e mantém a total transparência dos procedimentos”, disse Catarinelli. 

Comente esta Noticia
Notícias Relacionadas