Um novo aplicativo permite que qualquer cidadão verifique se um veículo é furtado ou roubado. Para isso, basta ele digitar a placa para a ferramenta informar o modelo, as características e a situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).
O aplicativo é gratuito, fácil de usar, e o usuário não precisa fazer cadastro. A consulta pode ser feita por meio de um smartphone, computador ou tablet, disponível nos sistemas operacionais IOS (Apple) e Android. Se estiver tudo devidamente legalizado, aparece um sinal verde. Se o carro for roubado ou furtado, um alerta vermelho será apresentado.
Quando o aplicativo detecta algo irregular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar para a polícia, sem ter que se identificar. Assim, uma equipe vai ao local para verificar a situação.
Lançado em dezembro de 2013 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo pode ser procurado como Sinesp Cidadão. Em breve, a busca poderá ser feita pelo nome CheckPlaca.
A ferramenta já alcançou mais de 400 mil downloads e tornou-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º no mundo, segundo registros feito pelo ITunes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mato Grosso do Sul adota aplicação da 'dose zero' contra sarampo para reforçar proteção em bebês

Segurança viária ganha reforço: Detran de MS cria equipe de patrulheiros motociclistas

Liderança também protege:
