Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024

Prefeitura promove 1ª edição de Jogos Paralímpicos e celebra 33 anos de história dos Jogos Escolares

18 outubro 2018 - 13h39Por PMCG

A Prefeitura de Campo Grande iniciou, na última quarta-feira (17), os Jogos Escolares Paralímpicos de Campo Grande, que passam a fazer parte do calendário anual das competições esportivas da Capital. Essa primeira edição dos Jogos acontece junto com a 33ª edição dos Jogos Escolares Campo-grandenses.

Durante a abertura oficial, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância de promover a inclusão.  “Mais do que estimular a prática esportiva, estamos pensando em toda a população e incluir os jogos paralímpicos nos Jogos Escolares vai dar voz e vez às pessoas com deficiência incentivando cada vez mais a participação delas no esporte. Esta é a primeira de muitas edições”, afirmou o prefeito.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra explica que neste ano os Jogos Escolares têm novidade. Realizados há 33 anos, os Jogos contavam com 16 modalidades esportivas e passam neste ano a ter 19 modalidades com a inclusão do Atletismo, Bocha e Tênis de Mesa, que integram os Jogos Paralímpicos.

“Pela primeira vez na história, depois de 33 anos, nós estamos criando os Jogos Paralímpicos Escolares de Campo Grande que não sairão mais do calendário, porque as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos que as que não tem deficiência”, argumentou Terra.

Ao elogiar os Jogos, a atleta paralímpica, Omizia da Silva acredita que o espaço trará novos adeptos ao esporte. “Poucos deficientes são atletas e com os Jogos Paralímpicos teremos mais oportunidades de participar e trazer novos integrantes, aumentar a delegação e ter mais espaço e reconhecimento”, disse a jovem. Omizia é campeã no Paraesc de 2016 a 2018, nas modalidades de Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo.

Comemoração

Rodrigo Terra observa que é importante lembrar e comemorar os  33 anos seguidos de realização dos Jogos Escolares Campo-grandenses que, a partir deste ano, passam a acontecer no segundo semestre. “Assim, os atletas terão mais tempo para treinar e se preparar para o Campeonato Estadual”, concluiu.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Elza Soares, a participação em jogos é fundamental para a evolução do atleta. “A presença dos alunos nos Jogos é uma continuidade do trabalho desenvolvido nos projetos e treinamentos dentro das escolas municipais. A competição com alunos de outros escolas é muito importante para que eles possam trocar conhecimentos, interagir e buscar o desenvolvimento não só como atletas, mas também como pessoas dentro da sociedade”, concluiu a secretária.

Sobre os Jogos

Ao todo, os jogos reúnem 2.588 inscritos entre crianças e jovens de 11 a 16 anos que buscam a classificação para a fase estadual em 2019. As disputas acontecerão em 19 modalidades, sendo Atletismo, Bocha e Tênis de Mesa nos Jogos Paralímpicos, e Ginástica Rítmica, Atletismo, Badminton, Basquetebol 3×3, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol nos Jogos Escolares.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros