Menu
Busca sexta, 01 de agosto de 2025

Alunas de MS são prata e bronze nas Olimpíadas de Língua Portuguesa

21 dezembro 2012 - 19h00Por Mariana Rodrigues/Com Informações do Dourados News

 A 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, premia pela primeira vez participantes douradenses com medalhas de prata e bronze.

Carolaine Aparecida da Silva da Escola Estadual Presidente Vargas ganhou medalha de prata na final, que aconteceu em Brasília, com a crônica intitulada “Na sanfona do busão”. E Edilaine Chimenes Araújo da Escola Municipal Professora Efantina de Quadros foi premiada com uma medalha de bronze, na semifinal ocorrida em Fortaleza, com a poesia “Lugar Abençoado”.

A professora de língua portuguesa, Dora Ferreira de Souza, acompanhou as alunas em todas as etapas e conta que valeu a pena todos os momentos “são os resultados dos 14 anos de sala de aula e da formação que recebemos desde 2008, dos métodos de trabalho da Olimpíada de língua portuguesa ministrada pela Coordenadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, Mariolinda Ferraz”, conta Dora.

A professora ressalta também que ganhar esses prêmios, a viagem e participar das oficinas e palestras do evento, são momentos marcantes para sua vida, “fica as experiências e a motivação, além de que o aluno se apropria do gênero estudado e nunca mais esquece”.

E foi isso que as alunas premiadas trouxeram na bagagem, elas participaram da semifinal em Fortaleza e Natal, onde puderam aperfeiçoar seus textos e conhecer autores famosos.

Carolaine Aparecida passou pela semifinal em Natal e foi classificada para a etapa final em Brasília, onde foi juntamente com a mãe, a professora e o Diretor da escola. Pôde conhecer pontos turísticos, além de ganhar um tablet e um livro com sua crônica publicada.

“Foi a primeira vez que participei da Olimpíada e realmente não esperava, foi uma grande vitória, participei das oficinas e trago para minha vida muitos aprendizados”, disse Carolaine, ressaltando que já está se preparando para a próxima edição, “daqui a dois anos é o gênero artigo de opinião e eu já comecei a preparar-me, inclusive na viagem conversei com finalistas deste gênero”.

Edilaine Chimenes aproveitou para andar pela primeira vez de avião e conhecer pessoas de diversas regiões do país, “voltei até com sotaque diferente (risos). Foi um evento emocionante, valeu muito a pena ter participado, foi inesquecível”, conta a aluna. Miriam Raquel Chimenes, mãe de Edilaine, disse que gostou muito da participação da filha, “ela teve uma oportunidade que eu nunca tive e é impressionante o interesse dela por poemas”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras do Governo de MS
Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios
Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social
Além do tipo sanguíneo: