Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

Vacina contra gripe é oferecida hoje em trailer na praça e quatro postos

01 maio 2018 - 13h25Por Da Redação

O trailer na praça Ary Coelho e mais quatro postos de saúde funcionam neste feriado (dia primeiro) para imunizar as pessoas do grupo de risco contra a gripe. Na praça, a fila se formou logo no começo da manhã e o horário de abertura foi antecipado das 8h para 7h.

“Estava previsto para começar às 8h, mas a fila já estava grande e antecipamos em uma hora” afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros.

Na fila para a imunização, o casal Marcos Falcão, 68 anos, e Neide Falcão, 64 anos, chegou às 7h na praça Ary Coelho. “É importante, a gente tem que estar prevenido, temos que cuidar da saúde”, afirma Marcos. Ele conta que chegou a tentar se vacinar ontem, mas o posto de saúde que procurou estava fechado.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a estimativa é que a sala de vacinação distribua até 1.200 doses nesta terça-feira. No local, também é oferecido teste rápido de hepatite C, com resultado na hora.

As demais unidades abertas para vacinar contra a gripe são CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho, Nova Bahia e Tiradentes, além da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Coophavilla. A vacinação neste feriado vai até às 16h30. A meta é imunizar 197.820 pessoas do grupo de risco em Campo Grande

Grupos - A vacina gratuita contra a gripe é destinada aos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, indígenas.

Além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes que cumprem medidas socioeducativa, presos, funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Documentos - Além dos documentos exigidos para todos, os doentes crônicos devem apresentar: laudo médico ou atestado da doença, podendo ser aceita cópia do receituário médico recente; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; profissionais de saúde: a carteira de conselho ou holerite; os indígenas: cadastro na Sesai.

O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras. A doença matou quatro pessoas no Estado – duas em Campo Grande, uma em Aquidauana e uma em Naviraí.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira