Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024

Energia terá bandeira tarifaria verde até dezembro de 2020

28 maio 2020 - 12h13Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro de 2020.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/5), em Reunião Pública da Diretoria da Agência.

Trata-se de mais uma medida emergencial para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.

Os consumidores da Energisa MS e da Elektro em Mato Grosso do Sul, assim como do restante do País, não terão até o fim do ano o impacto do custo que as bandeiras amarela e vermelha indicam quando as condições de geração estão mais caras.

Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional, além dos valores e limites do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

Em 10 de mar̤o Рum dia antes do an̼ncio de pandemia pela Organiza̤̣o Mundial de Sa̼de Рa Aneel havia proposto a discusṣo para o ciclo 2020/2021 dos valores adicionais.

A proposta ficou em Consulta Pública no período de 12/3 a 27/4. No entanto, os impactos da pandemia no consumo de energia e nas atividades econômicas alteraram de forma significativa os estudos e parâmetros utilizados na proposta da Agência.

De acordo com análise dos técnicos da Aneel, que também levou em conta as contribuições à consulta pública, o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam possível o acionamento da bandeira verde nos próximos meses. Além disso, os custos cobertos pelas Bandeiras Tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid – empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico.

Assim, a Agência decidiu suspender o acionamento das bandeiras até 31/12/2020. Sobre as bandeiras tarifárias O sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

 
What do you want to do ?
New mail

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros