Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024

Semagro e Ministério articulam importação de gás GLP para suprir aumento no consumo

23 abril 2020 - 09h52Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Devido ao isolamento social adotado como medida de prevenção ao coronavírus, o consumo doméstico do GLP cresceu mais de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o consumo comercial caiu 27%.

Porém, o consumo de gasolina no país caiu quase 50% neste período e as refinarias estão diminuindo a produção também do GLP.

Com o cenário de queda de produção e aumento de demanda o Governo Feral, com apoio dos estados, decidiu importar GLP para suprir a necessidade do país.

“Para se ter ideia estamos falando de importar praticamente metade do consumo interno, em torno de 300 mil toneladas de GLP. A Bolívia é um potencial fornecedor a partir de maio, pois por questões internas não está fazendo exportações até 30 de abril”, comentou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

Para evitar a prática abusiva de preços, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) intensificou o monitoramento da cadeia de fornecimento e de distribuição de gás de cozinha e está publicando mapas que apresentam um panorama do abastecimento do produto no país.

Até 14 de abril o consumo de gás GLP em Mato Grosso do Sul era 20% maior que no mesmo período do ano passado, segundo a ANP. Na esfera estadual o Procon está recebendo as reclamações dos consumidores e verificando se há abuso no preço de comercialização do produto.

“A Semagro tem atuado no acompanhamento das ações de produção, importação e comercialização. Estamos articulando para que não falte o produto, e é importante destacar que as pessoas não precisam fazer estoques, pois tudo está sendo normalizado”, afirma o titular da Semagro.

 
What do you want to do ?
New mail

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros