A ação no Estado, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Governo do Estado, e instituída pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), visa reunir esforços para conscientizar a população sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica de pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, objetiva divulgar meios e canais destinados à denúncia ou à representação de condutas que impliquem agressão aos seus direitos.
A Fundesporte preparou um vídeo em que abordará, em um primeiro momento, as políticas públicas voltadas à terceira idade sul-mato-grossense no meio esportivo e relevância da atividade física no processo de envelhecimento. Na segunda parte do material, será exibida uma aula com dicas práticas de exercícios físicos, que podem ser realizados em casa durante o período de quarentena.
“Somos conscientes em relação à importância de tirar o idoso do sedentarismo, por questões físicas e mentais. Hoje, as doenças psicossomáticas e as crônico-degenerativas têm se tornado uma grande preocupação do sistema de saúde e a temos a missão de contribuir para o bem-estar da população idosa”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
De acordo com Miranda, o exercício físico regular e moderado auxilia para a manutenção do desempenho físico-funcional dos idosos, além de contribuir no controle de fatores de riscos para diversas doenças. “A atividade física é essencial para diminuir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento muscular, perda de equilíbrio, coordenação, agilidade e flexibilidade. A prática regular também dá autonomia funcional para que o processo de envelhecimento seja saudável e que essas pessoas tenham condições de realizar suas tarefas cotidianas”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Novo Detran em Números melhora a experiência e usabilidade do usuário no acesso aos dados abertos

Com obras em infraestrutura, Nova Alvorada do Sul busca se tornar centro logístico de destaque em MS

MS completa 10 anos sem casos de febre amarela humana e mantém alerta com vacinação
