Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024

Vistoria do Depen valida instalação de escâneres corporais em unidades da Agepen

24 junho 2020 - 16h01Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Acompanhados por servidores do Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênio da Agepen, os representantes do órgão federal conferiram a correta instalação e funcionamento dos aparelhos na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, Penitenciária Estadual de Dourados, Estabelecimento Penal de Corumbá e Penitenciária de Três Lagoas.
Além das vistorias, também foi realizada a fiscalização de aquisições anteriores realizadas com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), na modalidade fundo a fundo, dos anos de 2016, 2017 e 2019. Dentre os materiais adquiridos estão rádios transceptores, móveis, furgões e computadores.
Com as visitas, foi constatado o correto funcionamento dos aparelhos, bem como de outros equipamentos adquiridos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Depen. Posteriormente, a equipe elaborará um relatório com constatações e detalhes técnicos das inspeções.

“O Depen agora vai oferecer um treinamento para servidores que irão operar esses escâneres corporais, antes deles entrarem em funcionamento”, explicou o servidor do Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênio da Agepen, Márcio José da Silva Maciel, que, junto com o policial penal Rafael de Carvalho Eller, acompanhou a equipe do Departamento, formada pelo agente federal de execução penal, Marcel Motta Vieira; técnico Francisco Helder Macedo Pereira e o analista, Silvio Pinheiro.

Aparelhamento

Os quatro escâneres doados pelo Depen ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul se somaram a outros 28 aparelhos para esse tipo de inspeção já adquiridos pela Agepen, com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), além de um que já havia sido repassado anteriormente pelo órgão federal, totalizado 33 equipamentos de inspeção corporal.

De acordo com a empresa fornecedora, esse tipo de aparelho é concebido com tecnologia de ponta e baixa dose de raios-X, gastando apenas sete segundos para realizar a inspeção. É capaz de detectar diferentes tipos de objetos, como líquidos, explosivos, drogas, fios metálicos e plásticos, mesmo que introduzido ao corpo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros