Considerado referência entre os três tipos, ou “padrão ouro” nas palavras dos profissionais de saúde, o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) detecta o vírus nas células do corpo humano. A análise é feita a partir de amostra coletada por raspagem no nariz ou na garganta do paciente. O material é coletado com um tipo de “cotonete”.
Esse exame é indicado depois do aparecimento dos sintomas de Covid-19 e o resultado sai, geralmente, entre 24 e 72 horas. Esse tempo pode ser alterado, conforme demanda do laboratório que faz a análise do material. Após o 10º dia de sintomas, o RT-PCR já não é mais recomendado pelos médicos.
Já o exame de sorologia é realizado a partir de amostras de sangue e identifica os anticorpos IgA, IgG ou IgM, que são produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. A recomendação médica é de que ele seja feito de duas a três semanas após o aparecimento de sintomas justamente por ele verificar a produção de anticorpos.
Por último, o teste rápido utiliza pequenas gotas de sangue do dedo do paciente em uma lâmina de nitrocelulose – uma espécie de papel, onde ocorre a reação química do exame que identifica a resposta imunológica da pessoa em relação ao vírus. O resultado sai entre 10 e 30 minutos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nova edição da Revista Corumbella traz o impacto social da ciência em Mato Grosso do Sul

Para prevenção aos incêndios florestais em MS, novas regras para uso do fogo facilitam licenciamento

Jucems registra abertura de 1.022 novas empresas no Estado em junho; no ano saldo é de 6.893
