A competição será realizada em três blocos, reunindo estudantes-atletas de todo o estado em diversas modalidades esportivas. No primeiro bloco, que segue até o dia 28 de julho, entram em disputa as modalidades de natação, xadrez, judô, badminton, ginástica artística, tênis de mesa, wrestling, karatê e atletismo.
Na sequência, de 29 de julho a 4 de agosto, será a vez das equipes de voleibol e futsal (1ª e 2ª divisões). Por fim, o terceiro e último bloco contará com as modalidades de basquetebol, handebol (1ª e 2ª divisões) e vôlei de praia, com encerramento previsto para o dia 10 de agosto.
Todas as fases do evento serão realizadas em Campo Grande, sob organização do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A programação segue até 10 de agosto.
A fim de contemplar os estudantes-atletas do último bloco de modalidades, a cerimônia de abertura da etapa de 12 a 14 anos acontecerá no dia 4 de agosto (segunda-feira), às 16h, na Concha Acústica Helena Meirelles, em Campo Grande.
A edição 2025 reúne cerca de 3,4 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 52 municípios sul-mato-grossenses.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, ressalta a importância da iniciativa.
“Contamos com a participação de 52 municípios e 3.446 participantes. É um evento de grande porte, e estamos nos empenhando para proporcionar uma experiência memorável a todos os envolvidos. Sem dúvida, será uma vivência inesquecível para os nossos jovens.”
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, os Jogos desempenham papel essencial na formação dos atletas.
“Essa é uma competição fundamental para o desenvolvimento esportivo em nosso estado. Os jogos ajudam nossos jovens a melhorar o desempenho nas suas modalidades, ao mesmo tempo em que aprendem sobre disciplina, persistência e espírito coletivo.”
A diretora dos Jogos Escolares da Juventude, Karina Pereira Quaini, também destaca o impacto positivo do evento. “Mais do que uma competição, os Jogos são uma oportunidade de integração, crescimento e valorização dos talentos esportivos de todo o Mato Grosso do Sul.”
No primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, as competições ocorrerão nos seguintes locais: as provas de atletismo serão realizadas no Parque Olímpico Ayrton Senna; o badminton, no Ginásio Moreninho; a ginástica artística, no CEFAT; o judô, no Ginásio Guanandizão; o karatê, no Colégio Tic Tac; a natação, no Rádio Clube Cidade; o tênis de mesa e o xadrez, no Nipo Centro; e o wrestling, na RA Academia Fitness e Combat. O centro de convivência dos jogos será no Clube Estoril.
Os jogos acontecerão das 8h às 12h no período matutino e das 14h às 17h no período vespertino. Vale ressaltar que a competição é seletiva para os JEB's 2025 (Jogos Escolares Brasileiros) que acontecerão em Uberlândia (MG), entre os dias 5 e 28 de outubro.
Acesse mais informações no Informativo dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 (clique para acessar).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quatro projetos devem ser votados pelos deputados na sessão desta terça-feira

Lei: MS terá protocolos de atendimento de emergência às pessoas com TEA

Governo de Mato Grosso do Sul divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026

