Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul avança no combate às arboviroses e projeta 7,6 milhões de visitas em 2025

Mato Grosso do Sul segue como referência nacional no enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), com metas ambiciosas e resultados concretos.

24 janeiro 2025 - 10h44Por PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MS

 de medidas legais e reforço em campanhas educativas para sensibilizar a população.

"Nosso trabalho vai além do planejamento estratégico; estamos constantemente viajando pelo interior do estado para capacitar os agentes, orientar as equipes locais e verificar as realidades de cada município in loco. Essa proximidade com as equipes de campo é fundamental para entender os desafios específicos de cada região e garantir que o sistema e-Visit@ seja utilizado de forma eficiente, promovendo ações mais rápidas e assertivas no combate às arboviroses", destacou o coordenador do Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário.

Tecnologia e inovação

"Os agentes registram as visitas em tempo real, e essas informações são analisadas imediatamente pelas centrais municipais e estaduais. Essa agilidade é essencial, especialmente em um cenário onde a prevenção de epidemias é o grande objetivo", explica o o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola Freitas, que completa.

"Quando constatamos a incidência de casos em uma área, podemos agir rapidamente, direcionando recursos e estratégias para conter a propagação do vírus. É essa união de tecnologia, velocidade e planejamento que faz a diferença no enfrentamento às arboviroses e na proteção da saúde da nossa população".

E o impacto do e-Visit@ não se limita a Mato Grosso do Sul. Sua eficácia despertou interesse nacional, com adoção já consolidada no Distrito Federal e em Pernambuco, e pré-implantação em estados como Mato Grosso, Piauí e Paraíba.

A plataforma também rendeu reconhecimento ao estado, conquistando o 1º lugar na categoria Saúde do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, em 2020; e 1º lugar na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, no XVII Prémio Sul-Mato-grossense de Inovação na Gestão Pública.

Com tecnologia de ponta e metas claras, Mato Grosso do Sul não só combate as arboviroses com eficiência, mas também estabelece um padrão de excelência em saúde pública que inspira outros estados a adotar soluções inovadoras. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quatro projetos devem ser votados pelos deputados na sessão desta terça-feira
Lei: MS terá protocolos de atendimento de emergência às pessoas com TEA
Governo de Mato Grosso do Sul divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026
Fórum reforça rede de proteção às mulheres e consolida articulação entre Estado e municípios em MS