Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025

Projeto de concessão de parques estaduais vai alavancar o turismo do Estado, avaliam prefeitos

28 fevereiro 2021 - 11h32Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Esta é a avaliação dos prefeitos de municípios que estão nos arredores destas unidades de conservação.

Eles acreditam que com este aporte financeiro privado, os parques vão ganhar mais visibilidade e investimentos, dispondo de melhores condições e planejamento para receber turistas e a população sul-mato-grossense. Desta forma, além de não gerar prejuízo ou despesas, as unidades serão atrações turísticas que podem impulsionar e contribuir para o desenvolvimento local.

O governo estadual está promovendo reuniões semanais com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para avaliar quais parques estaduais estão aptos para concessão à iniciativa privada. A intenção é que este estudo seja finalizado neste semestre.
A princípio está nos planos do governo a concessão de cinco parques estaduais: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul, em Bonito.

Expectativa

Criado em 1988, o Parque Estadual do Rio Ivinhema passa pelos municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Ele está aberto para pesquisas e visitas com fins educativos, no entanto, a intenção é que haja uma ampliação das suas atividades e acesso ao público, como atividades de trilhas, safáris fotográficos, passeios de barco e observação de aves e mamíferos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quatro projetos devem ser votados pelos deputados na sessão desta terça-feira
Lei: MS terá protocolos de atendimento de emergência às pessoas com TEA
Governo de Mato Grosso do Sul divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026
Fórum reforça rede de proteção às mulheres e consolida articulação entre Estado e municípios em MS