Menu
Busca quinta, 12 de junho de 2025

Regional de Três Lagoas faz 1ª cirurgia neurológica

em novo setor e define protocolos com equipe da SES

14 março 2025 - 15h18Por PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MS

Cirurgia de craniotomia em paciente de 62 anos consolida Três Lagoas como referência em neurologia na Costa Leste

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) segue avançando na ampliação da assistência neurológica com a consolidação da neurologia no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Após iniciar o atendimento especializado em neurologia no dia primeiro de março, o hospital já realizou sua primeira cirurgia na especialidade: uma craniotomia, consolidando Três Lagoas como polo de referência para toda a região.

Visita técnica contou com a superintendente de Gestão Estratégica, Maria Angélica Benetasso; e equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Nesta semana, equipe da SES esteve na unidade para definir protocolos para a nova modalidade de atendimento. A primeira intervenção cirúrgica feita na unidade, a craniotomia, é um procedimento que consiste na retirada de parte do osso do crânio para acessar o cérebro.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (5) em um paciente de 62 anos, que sofreu uma queda da própria altura, e durou 45 minutos. A equipe médica especializada contou com suporte completo para garantir a segurança do paciente e a qualidade do procedimento.

A inclusão da neurologia dentro do modelo de regionalização da saúde faz parte do processo de descentralizar os atendimentos de alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes. Agora, moradores da Costa Leste contam com um serviço especializado mais próximo, garantindo mais agilidade e qualidade na assistência.

O fortalecimento da especialidade em Três Lagoas como polo de referência reafirma o compromisso da SES em estruturar os hospitais regionais e interiorizar serviços médicos antes concentrados na Capital. “A Neurologia sempre foi um sonho para nós, e agora estamos empenhados em continuar aperfeiçoando o que fazemos aqui”, pontuou o diretor-geral do hospital, Henrique Schultz.

Protocolos de atendimento

Para garantir a organização e a eficiência do novo serviço, uma equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento. A visita técnica contou com a participação da superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso; e da equipe da Assessoria Técnica Médica: o titular, Dr. João Ricardo Tognini, e Dr. Rodrigo Quadros.

Segundo a superintendente, a implantação do serviço no Hospital Regional Magid Thomé representa um avanço expressivo para a regionalização da saúde. “Desde o dia 1º de março, o hospital passou a ser referência nesta especialidade para toda a Costa Leste. Viemos conhecer de perto a equipe, os fluxos e alinhar diretrizes para garantir a melhor assistência aos pacientes”, detalhou.

Equipe da SES esteve no hospital nesta semana para alinhar fluxos e definir protocolos de atendimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com sorteio ao vivo, 30 famílias de MS são contempladas em programa de habitação popular
Na manhã desta quarta-feira (11), foram selecionadas 30 famílias para ocupar as novas unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) em Mato Grosso do Sul.
Seleção de 30 unidades habitacionais será realizada nesta quarta-feira, com transmissão ao vivo
Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul, com mais de 1 mil registros no mês de maio
Novo Detran em Números melhora a experiência e usabilidade do usuário no acesso aos dados abertos